Sandália de rabicho e brinquinho e muita vontade de compartilhar: intercâmbio acadêmico Brasil-Argentina e a experiência de um Atelier Integrado em Arquitetura e Urbanismo
Abstract
Este artigo é resultado de uma reflexão conjunta de uma experiência interinstitucional entre professores de universidades públicas do Brasil e da Argentina e tem o objetivo de demonstrar a indissociabilidade entre os conhecimentos parcelares da arquitetura e urbanismo, com base no papel social da formação superior e com o auxílio de ferramentas de representação gráfica para análise e concepção do espaço. Discute a experiência do Atelier Integrado de Arquitetura e Urbanismo, componente curricular ofertado aos alunos do final de um curso brasileiro de arquitetura e urbanismo nos semestres letivos 2016.2. O título do artigo, “‘Sandália de rabicho e brinquinho’ e muita vontade de compartilhar”, inspira-se na cobrança real expressada por um militante em encontro entre academia e movimentos sociais, no ano de 1985. Significa a aproximação da universidade com a sociedade, da teoria com a práxis. A experiência no Atelier se deu em uma zona de proteção ambiental, berço de ocupação de cidade brasileira e área delimitada pelo encontro de rio com o mar, em momento de conflitos entre agentes representativos de diferentes interesses sociais. Os estudos foram marcados por método de aprendizagem, construído na integração entre as atividades fins da universidade: ensino-pesquisa-extensão. Destaca-se a importância dada ao processo de concepção que associou aspectos da análise, da síntese e da avaliação na produção do território, sendo realçado com a introdução de recursos de representação gráfica, que amplificaram a percepção dos estudantes refletidas em suas propostas finais.