Uma análise de ensino de projeto no CAU/ UFRN
Abstract
Sabendo da relevância da pesquisa sobre o projeto de arquitetura e a sua “ensinabilidade” como já apontada por diversos autores como LARA (2003) e quanto à necessidade em aprofundar as pesquisas nessa temática (SILVA, 2003), busca-se, por meio de um estudo de caso na disciplina de Projeto de Arquitetura VI do CAU/ UFRN, a possibilidade em contribuir com o atual e produtivo debate que trata das especificidades do projeto e do seu ensino. A discussão a respeito desse tema tem inicio no Brasil a partir da década de 1980, mas, de fato, se consolida a partir de 2003 graças à realização do fórum PROJETAR, que hoje se configura como evento bienal no país, sendo fruto de primeiros esforços empreendidos pelo PPGAU/ UFRN. Assim, ao voltar os olhos para o próprio curso de graduação dessa instituição, cujo Projeto Politico Pedagógico denota uma grande importância dada ao ensino de projeto na estrutura curricular, essa pesquisa pode colaborar como reflexão a respeito das práticas educacionais desenvolvidas no curso e os processos de ensino-aprendizagem na realidade do ateliê de concepção projetual. O presente trabalho tem como objetivo analisar o ensino de projeto de arquitetura a fim de identificar abordagens pedagógicas aplicadas na disciplina de Projeto de Arquitetura VI, oferecida no oitavo período do CAU/ UFRN e analisada no semestre 2013.2.