Para projetar (nossos) elefantes: considerações sobre a conquista de autonomia projetual pelo estudante de Arquitetura e Urbanismo
Abstract
Ao aprendizado de uma profissão corresponde, entre outros aspectos, a incorporação de conhecimentos e habilidades relacionadas às atividades a serem dominadas pelo futuro profissional. Na área de projeto arquitetônico, esse “aprender” envolve a consolidação de um acervo de conhecimentos/interesses (que o projetista utilizará em suas propostas em função da maior ou menor identificação individual com os mesmos), também conhecido como seu repertório projetual. Para trabalhar esse tema, o texto parte de considerações sobre desenvolvimento e aprendizado humanos, relacionando-os à formação do futuro arquiteto-urbanista. Nesse sentido, ressalta-se a necessidade de analisar: aquisição de linguagem gráfica apropriada, estudo de precedentes (tipologia de projetos, propostas construtivas consagradas, condicionantes projetuais e adequação das soluções existentes) e participação em disciplinas curriculares específicas, vivência pessoal e cultivo de postura crítica. Ao final são ressaltados alguns pontos emergentes na discussão dessa temática com estudantes de graduação do CAU-UFRN.