Show simple item record

dc.contributor.authorElali, Gleice Azambuja
dc.date.accessioned2021-08-09T23:25:49Z
dc.date.available2021-08-09T23:25:49Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.issn8588341050
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1473
dc.descriptionArtigo apresentado em Mesa Redonda no Seminário Projetar 2005 - Riopt_BR
dc.description.abstractAo aprendizado de uma profissão corresponde, entre outros aspectos, a incorporação de conhecimentos e habilidades relacionadas às atividades a serem dominadas pelo futuro profissional. Na área de projeto arquitetônico, esse “aprender” envolve a consolidação de um acervo de conhecimentos/interesses (que o projetista utilizará em suas propostas em função da maior ou menor identificação individual com os mesmos), também conhecido como seu repertório projetual. Para trabalhar esse tema, o texto parte de considerações sobre desenvolvimento e aprendizado humanos, relacionando-os à formação do futuro arquiteto-urbanista. Nesse sentido, ressalta-se a necessidade de analisar: aquisição de linguagem gráfica apropriada, estudo de precedentes (tipologia de projetos, propostas construtivas consagradas, condicionantes projetuais e adequação das soluções existentes) e participação em disciplinas curriculares específicas, vivência pessoal e cultivo de postura crítica. Ao final são ressaltados alguns pontos emergentes na discussão dessa temática com estudantes de graduação do CAU-UFRN.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProjeto de Arquiteturapt_BR
dc.subjectAutonomia Projetualpt_BR
dc.subjectRepertório Projetualpt_BR
dc.titlePara projetar (nossos) elefantes: considerações sobre a conquista de autonomia projetual pelo estudante de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record