PROJETAR 2015: Recent submissions
Now showing items 41-60 of 244
-
O Conceito como essência da prática projetual
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Pode o conceito ser o indutor do processo de projeto e ainda ser identificado na proposta final? Seria ele apenas uma ficção, ou um sedutor processo para justificar certas ideias dos arquitetos que, de ... -
O Centro Pompidou como paradigma construido das utopias megaestruturais dos anos 60.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O concurso internacional para a criação do Centro Pompidou supõe um ponto de encontro das diferentes revisões do Movimento Moderno que estão se desenvolvendo no ano 1969. A proposta ganhadora será a ... -
No meio do caminho tem uma praia: Sobre arquitetura na Praia do Meio, Natal.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo enfoca articulações entre arquitetura – abordada em um sentido amplo, englobando configuração espacial e forma construída – e intervenções recentes realizadas na Praia do Meio, Natal. O trabalho é parte de tese ... -
Metodologia de projeto baseado em evidência: possibilidades e limites
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a abordagem do Projeto Baseado em Evidência buscando entender o desenvolvimento do conceito e suas possíveis contribuições para a qualidade do processo projetual e o ... -
Marsilac: nas bordas da cultura uma busca de paradigmas na relação homem e natureza
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Marsilac, distrito extremo sul de São Paulo foi o território escolhido pelos autores, a compreender e sobre o qual atuar em desenho urbano e em um conjunto de projetos de arquitetura dentro da metodologia do Trabalho Final ... -
Maquinaria contemporânea Intersecções diagramáticas na arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Os procedimentos de criação no campo da arquitetura e do urbanismo na interface da filosofia, da arte e da ciência, tendo como linha de costura o diagrama, buscam um entendimento conceitual como processo operativo nos ... -
Lugar multidimensional: atributos arquitetônicos em edifícios de pesquisa
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Os centros de pesquisa biomédica são instituições de destaque na sociedade atual por conta da utilidade de seus produtos. E os espaços que abrigam essas atividades – edifícios de pesquisa – representam um grande desafio ... -
Leitura do espaço urbano: da teoria à intervenção urbana.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo explora a metodologia de ensino utilizada na disciplina de Planejamento Urbano I (segundo período), no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí, localizada em Balneário Camboriú - SC. A ... -
Intervenções arquitetônicas em comunidades indígenas: reflexões de uma pesquisa em andamento
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo apresenta reflexões a partir do projeto de pesquisa intitulado “Intervenções Arquitetônicas em Comunidades Indígenas”, que objetiva, por meio de uma pesquisa exploratória, ampliar o conhecimento referente ... -
Intervenção: sobre praticas, produção e reprodução. O material e o imaterial em São João Del-‐Rei/ MG.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo/ ensaio se propõe a apresentar uma analise crítica de alguns referenciais teórico-‐praticos propostos tanto pelo tema do 7° Projetar, quanto da experimentação acadêmico-‐curricular, pedagógico–metodológica ... -
Interatividade na Arquitetura Contemporânea: O Real, o Virtual e o Híbrido
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho investiga o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Arquitetura em si, e nos seus diálogos com outras áreas de conhecimento. A questão básica que orienta este artigo é a análise de como ... -
Inovações tecnológicas e Projeto de Arquitetura: uma breve análise de Trabalhos Finais de Graduação
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo pretende discutir como se expressa, nos projetos de arquitetura desenvolvidos em trabalhos de conclusão de curso de arquitetura e urbanismo, a questão das tecnologias construtivas utilizadas, ou seja, como são ... -
Incorporação imobiliária para graduandos: uma introdução crítica por meio de uma disciplina de projetos
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Apresenta-se neste artigo a experiência de ensino do processo de incorporação imobiliária aos graduandos em Arquitetura e Urbanismo, por meio da disciplina “O arquiteto como empreendedor”. Após a contextualização da ... -
Formando Arquitetos: Relato de Experiências de um novo método de lecionar a disciplina de Trabalho de Graduação.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo tem por objetivo apresentar um novo método de lecionar a disciplina de Trabalho de Graduação avaliando seu processo, esclarecendo os pontos positivos e negativos, assim como as mudanças já inseridas, como forma ... -
Flexibilidade no Solar Decathlon Europe: Exemplos internacionais de aplicação em protótipos habitacionais
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Atualmente no Brasil, observa-se que a disponibilidade habitacional não vem acompanhando seu crescimento populacional. Suassuna Lima (2009) argumenta que, como solução para a redução de custos habitacionais, adotou-se o ... -
Extensão e Ensino de Arquitetura e a responsabilidade social na formação do arquiteto: o caso CampusLar SE.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo é fruto dos projetos de extensão e posteriormente de Iniciação Cientifica desenvolvidos pelos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe- Campus Laranjeiras – UFS . A extensão ... -
Experimento didático de projeto de arquitetura digital: Projeto revitalização do Complexo Esportivo do CDS-UFSC
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este estudo pretende analisar as singularidades do processo de projeto quando direcionado para experiências de colaboração e concepção de arquitetura digital (parametrização, sistemas generativos). A importância desse ... -
Experimentações pedagógicas no processo de projeto: Maquetes, análise gráfica, teoria da arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo objetiva apresentar uma experiência pedagógica desenvolvida recentemente a partir de uma colaboração articulada entre as disciplinas projeto de arquitetura 1 e teoria e história da arquitetura 3, no curso ... -
Experiência paramétrica na produção de móveis
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Novas tecnologias de CAD e CAM estão sendo desenvolvidas e introduzidas na vida profissional do arquiteto, sendo importante que estas sejam tratadas e inseridas durante os cursos de graduação. Contudo, existem diversos ... -
Experiência de ensino de projeto com edifícios verticais: Transitando entre o analógico e o digital
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O crescente desenvolvimento das mídias digitais tem levado ao questionamento das formas tradicionais de concepção e representação do projeto de arquitetura, impactando nas práticas pedagógicas no ensino dessa disciplina. ...