Browsing PROJETAR 2011 by Issue Date
Now showing items 1-20 of 161
-
24 Propostas para Uma Diferente Aproximação ao Ensino do Projeto de Arquitetura Paisagista
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A especificidade do conteúdo humanista, artístico e técnico da arquitetura paisagista e a sua abrangência provocam, à semelhança do que acontece na arquitetura, formas distintas de pensar e realizar a formação superior em ... -
A Contribuição dos Aplicativos Bim às Novas Práticas de Projeto de Edificações Com Base nas Teorias Contemporâneas de Ensino
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Várias pesquisas sinalizam problemas no tradicional processo linear de ensino e de prática de projeto de edificação, decorrentes, dentre outras questões, de falhas na comunicação gráfica entre profissionais parceiros. ... -
A Construção de Idéias Modelagem Tridimensional no Ensino da Arquitetura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Neste estudo, discutimos a aplicação da modelagem física como um meio de aprimorar o entendimento da tridimensionalidade e estimular o processo criativo. Modelagem, entendida como um produto que contribui para a ampliação ... -
A Análise Morfológica como Fundamento Teórico para o Projeto Urbano: Relato de Uma Experiência Pedagógica
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo trata da aplicação da morfologia urbana como fundamento teórico e instrumento de análise do espaço urbano no desenvolvimento do projeto de intervenção urbanística da disciplina Projeto VI do Curso de Arquitetura ... -
A Avaliação da Representação Gráfica Das Soluções Projetuais Arquitetônicas no Âmbito Acadêmico: Teoria, Método, Análise e Crítica
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho apresenta uma proposta de avaliação da representação gráfica das soluções projetuais no âmbito do ensino de Arquitetura e Urbanismo. Na primeira parte discute-se uma possível “teoria da excelência” que seja ... -
A Busca por uma Metodologia de Ensino para Projetos Arquitetônicos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O texto que ora se apresenta pretende contribuir com as discussões voltadas para questionamentos referentes à metodologia do ensino de projeto arquitetônico em cursos de graduação em Arquitetura, buscando discutir com os ... -
A Caixa de Luz - Uma Abordagem Metodológica de como Projetar o Espaço
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A formação do arquiteto ocorre em diversos âmbitos, porém, por tradição, ela fundamenta-se no contexto disciplinar do ateliê de projeto. Através da realização de projetos para situações hipotéticas, previamente determinadas ... -
Acessibilidade Espacial e Processo Projetual
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Projetar de forma acessível ainda é um grande desafio para arquitetos e urbanistas, pois demanda conhecimento técnico sobre as necessidades espaciais dos usuários e as barreiras que as pessoas enfrentam nos ambientes. Sendo ... -
A Arquitetura Que Pulsa: a Experiência do Corpo na Tarefa de Projetar
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A proposta parte da idéia de ligar o ato de projetar à esfera da experiência. Compreendendo que o projeto tem como objetivo realizar arquiteturas e que estas abrigam corpos, buscou-se desenvolver um percurso metodológico ... -
A Arquitetura como Procedimento e o Diagrama como Seu Instrumento de Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O artigo parte da discussão promovida pelo arquiteto Federico Soriano em seu livro 100 Hiperminimos. Segundo Soriano, o projeto não deve ser entendido como processo, mas sim como procedimento. A partir desse debate, ... -
Análise Ambiental de Estratégias Projetuais Um Elo Entre Ciência Ambiental e Estética
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Apesar do reconhecimento da importância da incorporação do tema ambiental na prática projetual, gerando uma arquitetura mais respeitosa ao ambiente, confortável e eficiente energeticamente, segue persistindo no Brasil um ... -
A Experiência do Desenvolvimento do Processo Projetual no Primeiro Semestre da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O trabalho apresenta as estratégias didático-metodológicas utilizadas para o desenvolvimento do processo projetual do aluno recém ingresso no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, mais ... -
A Modelagem Física como Processo de Investigação de Estruturas Recíprocas. Estudo de Caso: Projeto de Uma Cooperativa de Costura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente trabalho descreve a importância da conexão entre teoria e prática como metodologia de projeto no desenvolvimento do Trabalho Final de Graduação, principalmente sobre assuntos com pouca difusão nas escolas de ... -
A Idéia de Inovação na Produção Arquitetônica: Linguagens e Sistemas de Gestão
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo apresenta características significativas e tendências contemporâneas do processo de produção da arquitetura, relacionando transformação de gestão e atualização de linguagem arquitetônica. O movimento de atualização ... -
Além da Arquitetura: Experimentação na Metodologia Projetual
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O artigo discute uma posição arquitetônica e restringe-se em aprofundar a questão de como a ideia pode surgir de outras formas de expressão como o cotidiano, as artes plásticas e o cinema, constituindo assim um importante ... -
A Flexibilidade no Espaço Escolar: Variações Sobre a Compreensão do Tema e da Prática Projetual
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A noção de flexibilidade é tema recorrente nas bibliografias e manuais a respeito do espaço escolar, mas uma leitura detida sobre estas referências aponta uma grande variedade de entendimentos sobre este conceito. Nestes ... -
A Fotografia como Suporte Didático no Desenvolvimento de Projetos Arquitetônicos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente artigo visa descrever utilização da linguagem fotográfica como um método de inovação na prática pedagógica. Trabalhar as imagens fotográficas em sala de aula é com o intuito de facilitar o processo ensino-aprendizagem ... -
A Invenção do Espaço Ausente
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A Invenção do Espaço Ausente intitula uma longa pesquisa que pretendeu experimentar outro modo de concepção do espaço construído a partir de um método de projeto livre das amarras do racionalismo e pragmatismo. O trabalho ... -
A Maquete como Croqui: Uma Experiência Didática de Utilização de Modelos Reduzidos como Meio para Manipulação Das Primeiras Idéias
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Apresenta a experiência didática da utilização de modelos reduzidos como meio para a apresentação e manipulação das primeiras idéias obtidas por alunos da disciplina de Projeto do Ambiente Construído I. Discute as ... -
Aquisição de Repertório Geométrico a Partir de Processos de Modelagem de Obras de Candela e Calatrava
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Aprender arquitetura a partir da análise de casos de projeto é uma prática estabelecida no contexto de escolas de arquitetura. Representar graficamente obras exemplares promove ainda mais a apreensão da forma, considerando-se ...