PROJETAR 2009: Recent submissions
Now showing items 101-120 of 237
-
O Espaço do Jogo: Diálogos Entre a Arquitetura e a Cenografia.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente estudo busca compreender a produção do espaço cênico contemporâneo através da análise das formas de apropriação do espaço urbano por artistas e grupos que tem como característica fundamental de seu trabalho a ... -
O Escritório Modelo Experimental da Unicamp: Um Laboratório para o Desenvolvimento de Novos Métodos e Processos de Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Escritórios experimentais de arquitetura têm sido propostos com o objetivo de oferecer a possibilidade de experiência prática aos alunos, como uma atividade pedagógica, e para o desenvolvimento de projetos para a comunidade, ... -
O Ensino do Projeto de Arquitetura e Urbanismo: Um Canteiro Experimental
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente artigo tem por objetivo principal contribuir com as reflexões sobre a importância do canteiro como espaço privilegiado para o exercício do binômio invenção/experimentação no processo de ensino-aprendizagem do ... -
O Ensino de Projeto nas Escolas de Arquitetura do Mato Grosso: em Busca da Qualidade
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este trabalho consiste na discussão sobre as dificuldades encontradas pelos professores de projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo na busca por métodos de ensino de projeto eficientes, e ainda, as condições e experiências ... -
O Ensino de Acústica Arquitetônica em Escolas de Arquitetura do Município do Rio de Janeiro
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A inclusão da disciplina de Conforto Ambiental nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, nos anos 90, permitiu que estudantes adquirissem em sua formação conhecimentos sobre todas as áreas de conforto (térmico, acústico e ... -
O Desenho Analógico e o Desenho Digital: a Representação do Projeto Arquitetônico Influenciado Pelo Uso do Computador e as Possíveis Mudanças no Processo Projetivo em Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O uso do computador para o desenho de arquitetura, por meio de programas específicos, tem sido observado e analisado por estudiosos no campo da Arquitetura, o que os tem levado a considerar mudanças no método da criação ... -
O Atelier Integrado: Potencialidades e Limitações para a Transformação do Ensino de Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A necessidade de integração dos diversos conteúdos essenciais à formação do arquiteto tem comparecido ao ambiente acadêmico e em debates científicos, com grande freqüência, constando inclusive das diretrizes do Ministério ... -
O Ateliê de Projeto como Mini-escola
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Considerando o estado atual do ensino de arquitetura no Brasil, cujo âmbito é definido pelo currículo mínimo estabelecido pelo MEC, o texto trata de definir o papel e a estrutura do ateliê de projeto em uma grade curricular ... -
New Urbanism, Smart Growth e Leed-nd: Novos Rumos para o Projeto Urbano nos E.u.a. e Possiveis Ensinamentos para o Brasil.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este trabalho discute três dos principais movimentos do urbanismo contemporâneo norte-americano e algumas das suas implicações para o contexto brasileiro: New Urbanism, Smart Growth, e LEED-ND (Leadership in Energy and ... -
“muita Construção, Alguma Arquitetura e Um [...]” Milagreiro
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)"Ensino, pesquisa e prática" constituem uma tríade que encontramos na vida e nos postulados de Lucio Costa. Esta comunicação busca refletir a respeito da atualidade de seu pensamento e ação, tomando por base os seus escritos. ... -
La Iniciación En El Proyecto de Arquitectura. Aproximaciones a Una Pedagogía Poética
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Uno de los temas más interesantes y problemáticos de la pedagogía del proyecto es el de la iniciación del aprendiz en la actividad de proyectar: cómo conseguir que comience a proyectar quien todavía no sabe hacerlo. Nuestro ... -
La Enseñanza Del Análisis Del Diseño como Herramienta e Instancia En Los Procesos de Proyectación.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A Análise do desenho através da crítica do processo na arquitectura convida à inovação. O método de análise e a prática de operações devem responder à função dinâmica própria do território, do campo e da espacialidad. A ... -
Introdução a Arquitetura Investigação, Discussão e Prática Docente na Fau Uniritter
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo trata da experiência de um grupo de professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do UnirRitter em Porto Alegre ao participar da formulação de uma Plano Pedagógico de Curso de caráter propositivo e inovador ... -
Importância dos Modelos Físicos e Digitais no Ensino de Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O artigo apresenta a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas no ensino do projeto de arquitetura em colaboração com a utilização das técnicas tradicionais de projeto. No processo de reflexão ... -
Habitação de Interesse Social – Conceitos e Materialidade: Conhecendo os Desafios para Sua Proposição
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo busca refletir sobre como as escolas de arquitetura e urbanismo estão preparando seus discentes para cumprir com o Artigo 6° da Constituição Federal, que traz ao direito a moradia como um dos direitos sociais. ... -
Forma, Materiais e Projeto: Um Atelier de Experimentação
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)os principios da década dos noventa se produz uma silênciosa ruptura com o historicismo posmoderno. O debate sobre as posibilidades significativas da arquitctura se deslocam para os elementos intrínsecos do objeto ... -
Experimentación Y Forma Moderna. Reflexiones Sobre La Obra de Amancio Williams
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O exercício docente na faculdade de arquitetura e a prática da pesquisa científica impõem-nos, sistematicamente, à exploração dos fundamentos e perspectivas de abordagem do projeto. Entre eles, a restituição do estatuto ... -
Estrategias de Paisaje. Proyecto, Identidad Cultural Y Naturaleza La Práctica Proyectual como Exploración de La Dimensión Cultural Del Territorio. Propuesta para La Asignatura Optativa “manifestaciones Espaciales de La Cultura Y La Naturaleza” En La Carre
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Nos últimos 20 anos, as comunicações, a informática, a telemática, depararam uma serie de cambios no uso do territorio ligadas ao desarrollo transeconómico e transpolítico, mais, paralelamente, há significado o distanciamento ... -
Ensino de Urbanismo, Um Freio à Cidade Privatizada
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Ao ouvirmos “Faculdade de Arquitetura e Urbanismo” temos a certeza de que os profissionais formados são aptos a exercer a atividade de arquiteto e de urbanista com igualdade de competência. Essa certeza inicial é abalada ... -
Ensino de Projeto no Século 21, Um Vínculo Com os Modelos Conservadores?
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Ao falar sobre processo de cognição da Universidade, verifica-se que muitos dos responsáveis por formar arquitetos, incorporaram modelos de transmissão de conhecimentos seculares, presentes na universidade brasileira desde ...