O Ensino de Acústica Arquitetônica em Escolas de Arquitetura do Município do Rio de Janeiro
Abstract
A inclusão da disciplina de Conforto Ambiental nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, nos anos 90, permitiu que estudantes adquirissem em sua formação conhecimentos sobre todas as áreas de conforto (térmico, acústico e lumínico). Entretanto, com o passar dos anos, observou-se que os conteúdos de térmica e iluminação - por sua complexidade e extensão - tornaram-se os componentes dominantes do curso, relegando a plano secundário o ensino dos fundamentos de acústica. Como resultado, na maioria dos casos, verifica-se a pouca aplicação de seu conteúdo no desenvolvimento de projetos acadêmicos. O objetivo do presente trabalho é demonstrar a necessidade da revisão do conteúdo programático de Conforto Ambiental e nele o de Acústica Arquitetônica, nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do município do Rio de Janeiro. Também, pretendemos investigar de que modo as ementas das disciplinas poderiam ser ajustadas para permitir a integração do conteúdo teórico de acústica na rotina dos ateliês da disciplina de Projeto.