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dc.contributor.authorSantos, Maria Julia
dc.contributor.authorNiemeyer, Maria
dc.date.accessioned2021-08-04T00:25:40Z
dc.date.available2021-08-04T00:25:40Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/538
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão da disciplina de Conforto Ambiental nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, nos anos 90, permitiu que estudantes adquirissem em sua formação conhecimentos sobre todas as áreas de conforto (térmico, acústico e lumínico). Entretanto, com o passar dos anos, observou-se que os conteúdos de térmica e iluminação - por sua complexidade e extensão - tornaram-se os componentes dominantes do curso, relegando a plano secundário o ensino dos fundamentos de acústica. Como resultado, na maioria dos casos, verifica-se a pouca aplicação de seu conteúdo no desenvolvimento de projetos acadêmicos. O objetivo do presente trabalho é demonstrar a necessidade da revisão do conteúdo programático de Conforto Ambiental e nele o de Acústica Arquitetônica, nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do município do Rio de Janeiro. Também, pretendemos investigar de que modo as ementas das disciplinas poderiam ser ajustadas para permitir a integração do conteúdo teórico de acústica na rotina dos ateliês da disciplina de Projeto.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectAcústicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO Ensino de Acústica Arquitetônica em Escolas de Arquitetura do Município do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeArticlept_BR


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