PROJETAR 2009: Recent submissions
Now showing items 121-140 of 237
-
Enfoques Conceptuales Y Criterios Operativos En Tareas de Investigar – Proyectar En Arquitectura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Estas reflexões impulsionam um intercâmbio de opiniões, um diálogo, entre ambas actividades. Referem ao projecto de arquitectura, não a aspectos delimitados da actividade; tecnológicos - construtivos, urbano – ambientais, ... -
"El Proyectar como Proceso de Creación Artística”
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Desenhos, projetos arquitetônicos e, finalmente, o facto de, todos considerados como uma obra de arte está ligada a um processo criativo e, portanto, uma poética técnica, baseada na experiência. Qualquer criação artística ... -
Educação Visual em Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo apresenta considerações sobre a formação da cultura visual dos estudantes de arquitetura e urbanismo, apresentando textos evocativos e referenciais que discorrem sobre o pensamento subjetivo e a linguagem visual ... -
Drawing Out The Value Of Drawings
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este trabalho propõe uma explicação a respeito das discordâncias entre acadêmicos sobre o valor dos desenhos. Chama a atenção para o fato de que tais discordâncias ocorrem não apenas entre acadêmicos nas disciplinas ... -
Do Gesto Gráfico Modernista (mediado Pela Prancheta) ao Processo de Criação Coletiva, Mediado Pelo Computador
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo discute o processo de projeto na tradição da Escola de Arquitetura da UFMG, em seus 78 anos de existência. Primeiramente, o processo de projeto será contextualizado no período modernista em que a Escola foi ... -
Desenho, Maquete de Estudo e Contexto Simulado: Recursos no Ensino do Processo de Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo apresenta uma reflexão sobre uma experiência de ensino de projeto. Descrito o ambiente acadêmico gerador e palco dessa experiência, nomeada Método Mix, revela-se então o seu processo projetual, que utiliza na ... -
Desafios para Implantação de Um Banco de Dados Digital em Projeto de Arquitetura: o PROJEDATA
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Com o objetivo de analisar a natureza da produção acadêmica recente na área de projeto de arquitetura no Brasil, o grupo de pesquisa Projetar – Projeto de Arquitetura e Percepção do Ambiente, vinculado ao Departamento de ... -
Del Tipo a La Idea. Herramientas Teóricas Del Proyecto Arquitectónico Moderno Y Contemporáneo.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Teoria e projeto. As decisões de projeto se justificam, necessariamente, em um discurso teórico. As ferramentas tradicionais da proyectación: Linguagem; tipo e arquétipo. Os grandes sistemas teóricos manejam três ferramentas ... -
Crítica Radical a La Enseñanza de La Arquitectura (algunas Precisiones Sobre Los Términos “investigación” Y “proyecto” para Un Enfoque Social de La Enseñanza Universitaria)
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Crítica radical ao ensino da Arquitectura (Algumas precisões sobre os termos “Investigação” e “Projecto” para um enfoque social do ensino universitário) -
Crítica Projetual
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Esse trabalho buscará investigar e analisar a relação entre “fazer crítica” e “criar” no processo projetual arquitetônico. Esperamos provocar o debate sobre o ensino de arquitetura que se mantém fragmentado e compartimentado ... -
Criatividade, Cognição e Processo de Projeto: Uma Reflexão Sobre o Ensino-aprendizagem
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O âmbito do ensino de projeto, particularmente o projeto como investigação, suscita uma reflexão abrangente, que envolve questões relativas ao ensino-aprendizagem, processo de projeto, criatividade, repertório, memória e ... -
Construçao do Conhecimento e Ação Projetual: Desafios do Arquiteto- Professor
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O enfrentamento da prática arquitetônica contemporânea exige uma grande capacidade de autonomia profissional. O processo de projetar requer reflexão e critica e exige capacidade de reconhecimento da situação1, de proposição ... -
Construção, Composição, Proposição o Projeto como Campo de Investigação Epistemológica
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A investigação epistemológica constitui campo emergente na Teoria do Projeto, implicando a caracterização do projeto arquitetônico como proposição. A eleição deste eixo fundamenta-se em trabalho desenvolvido na pós-graduação ... -
Considerações Sobre o Papel Das Representações no Processo de Projeto Arquitetônico
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Esta comunicação discute o papel das representações no processo de projeto, analisa suas relações com as arquiteturas presentes, passadas e futuras, e reflete sobre o entendimento acerca das representações expresso nos ... -
Concursos de Arquitetura:
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Concursos de arquitetura têm sido cada vez mais divulgados e reconhecidos em todo o mundo. O aumento do número de realizações de concursos e da construção dos projetos, em especial na Europa e nos Estados Unidos, revela o ... -
Concepção na Era Digital o Método Gerador de Formas
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo apresenta uma investigação de método projetual existente na Arquitetura Digital, uma forte vertente na arquitetura internacional atual, que é baseada num corpo teórico e em novas tecnologias, ambos advindo da ... -
Concepção da Forma Arquitetônica I: Uma Experiência Didática na FAU/UFRJ
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente artigo trata da concepção, criação, formatação e desenvolvimento da disciplina de Concepção da Forma Arquitetônica I (CFA-I), no contexto do curso de arquitetura e urbanismo, da FAU/UFRJ e avalia criticamente ... -
Caracterizando as Linguagens Compositivas de Roberto Burle Marx – Construção de Uma Gramática e Avaliação
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da obra de Roberto Burle Marx de modo a compreender, por meio de uma análise baseada em métodos lógicos, como este elaborava as composições visuais em seus projetos paisagísticos. ... -
A Vida como Ela É: a Comunidade como Base para Investigação Projetual
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A forma é fundamental quando se fala sobre arquitetura. Entretanto, não deve resumir-se à pesquisa formalista, parnasiana, mas sim, resultar da experiência com o mundo real, com suas carências e riquezas. Compreender as ... -
Avaliação e Síntese: Uma Forma de Pensar a Pedagogia do Projeto.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo apresenta uma reflexão sobre a prática de avaliação da aprendizagem de Projeto Arquitetônico, levando em conta que refletir sobre o ato de projetar encontra-se indissociavelmente ligado à reflexão sobre o ensino ...