Do Gesto Gráfico Modernista (mediado Pela Prancheta) ao Processo de Criação Coletiva, Mediado Pelo Computador
Abstract
Este artigo discute o processo de projeto na tradição da Escola de Arquitetura da UFMG, em seus 78 anos de existência. Primeiramente, o processo de projeto será contextualizado no período modernista em que a Escola foi fundada e se consolidou, com destaque para os mestres Sylvio de Vasconcellos, Eduardo Mendes Guimarães e Rafael Hardy Filho. Serão discutidas, também, as abordagens do ensino de projeto desses mestres e as influências que eles receberam e repassaram a seus alunos. Em segundo lugar serão analisados os impactos que os métodos de projetação sistemática desenvolvidos nas décadas de 1960 e 1970 e as teorias pós-modernistas tiveram no ensino e na prática do projeto em Minas Gerais, mais precisamente no âmbito de influência da UFMG. Caracteriza-se esse período como o de assentamento das bases para a fase contemporânea do ensino de projeto na UFMG, que dá ênfase à criação coletiva, à flexibilidade curricular, aos projetos integrados de arquitetura, urbanismo, paisagismo e tecnologia e às interfaces digitais em apoio ao processo de projeto. Conclui-se com uma discussão sobre os possíveis desdobramentos dessa nova abordagem.