Estrategias de Paisaje. Proyecto, Identidad Cultural Y Naturaleza La Práctica Proyectual como Exploración de La Dimensión Cultural Del Territorio. Propuesta para La Asignatura Optativa “manifestaciones Espaciales de La Cultura Y La Naturaleza” En La Carre
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Date
2009-10-01Author
Valderrama, Ana
Cicutti, Bibiana
Barrale, Marcelo
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Nos últimos 20 anos, as comunicações, a informática, a telemática, depararam uma serie de cambios no uso do territorio ligadas ao desarrollo transeconómico e transpolítico, mais, paralelamente, há significado o distanciamento do homen com o território físico, social e cultural. O resultado é o debilitamento nas disciplinas do territorio e uma incisiva actuação sobre o mesmo ao margem da suas lógicas naturais, simbólicas, geográficas e sociales, que, as vezes são irreversiveis. Em nosso país, o desgarro do patrimonio cultural e natural que caracterizaram a colonização, a aplicação forzosa de políticas derivadas de intereses económicos e políticos externos e internos das épocas diversas (a campanha do deserto, as dictaduras militares, as políticas privatizadoras dos anos 90 em nosso país), os modos de produção internacionais e a imposição de estéticas e as maneiras de viver de estrangeiros em nossos territorios, causaram que a dimenção cultural e natural da paisagem desapareceu nas estratégias da intervenção no território. O trabalho atual é a apresentação de uma proposta de assinatura optativa do grau, que têm seus antecedentes numa experiencia seminarial com 6 anos de continuidade ininterrumpida e de um grau de profundização, sistematização metodológica e desaenvolvimento dos índices que podem ser considerados maduros. Do ponto da vista dos conteúdos, o curso propõe como alvos principais: a. Desenvolver metodologias da leitura e a interpretação do território em suas dimenções naturais e culturais que podem dar conta da constitução de sua paisagem, e simultaneamente que permitam conformar um guião parala prática projetual. b. Trabalhar na investigação projetual dos espaços abertos e fechados de carácter público como pontos de interpretação da paisagem, orientadas para refletir sobre novas espacialidades e nas matérias que sejam originadas em uma interpretação das lógicas naturais e culturais do território e causar as manifestações públicas do ato de compartilhar. c. Contribuir com uma reflexão teórico-crítica que contribua a um corpo de conhecimentos sobre o espaço e a matéria construídos das dimenções geográficas e culturais e suas qualidades para a arquitetura e com uma enfase forte nas experiencias latinoamericanas. Ou seja, refletir sobre práticas artísticas, espaciais, materiais que surjam da manifestação das qualidades do território onde se aplica.