O Ensino do Projeto de Arquitetura e Urbanismo: Um Canteiro Experimental
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Date
2009-10-01Author
Pisani, Maria
Caldana, Valter
Villà, Joan
Amodeo, Wagner
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O presente artigo tem por objetivo principal contribuir com as reflexões sobre a importância do canteiro como espaço privilegiado para o exercício do binômio invenção/experimentação no processo de ensino-aprendizagem do fazer, da materialização, no campo da Arquitetura e Urbanismo. Para tanto se apresenta aqui, para discussão, uma compreensão e uma proposta que inserem este instrumento, o próprio canteiro, no conjunto daqueles disponíveis para auxiliar na sistematização, na explicitação e no ensino do processo de elaboração do projeto de arquitetura e urbanismo. Importante remarcar, então, que se resgata nesta apresentação a importância deste fazer arquitetônico diante das práticas reflexivas consagradas e hegemônicas no ensino de arquitetura e urbanismo das últimas décadas. Resgate este que se dá aliado à proposta de que se verifique a necessidade de um novo equilíbrio entre o fazer e o pensar neste processo, com especial destaque para a importância da simultaneidade entre o pensar fazendo e o fazer pensando como elementos estruturadores de uma metodologia de ensino. Elaborado a partir do aprofundamento de um estudo preliminar elaborada pelo grupo de pesquisa para a implantação de um canteiro experimental de projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, busca ampliar e aprofundar sua fundamentação teórica e crítica, no sentido de verificar sua pertinência e dar consistência à iniciativa. Para tanto, este trabalho se inicia com uma análise conjuntural da situação atual do ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil, de suas diretrizes curriculares e sua estrutura administrativa didático-pedagógica, passando por uma revisão da importância da prática e da apropriação do fazer na formação do arquiteto sob a ótica do seu ensino nesta mesma conjuntura. Refletindo sobre a hipertrofia do gesto e a supervalorização do partido arquitetônico, propõe uma reflexão sobre qual seu verdadeiro papel no processo de ensino-aprendizagem do projeto de arquitetura e urbanismo em suas várias escalas, diante do atual quadro quantitativo e qualitativo dos cursos e dos novos instrumentos disponíveis para a prática profissional.