PROJETAR 2005: Recent submissions
Now showing items 21-40 of 140
-
Considerações sobre a Universidade e seu papel Social a Participação de Alunos em Projetos Urbanos Reais: o Caso da Cal Poly San Luis Obispo.
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Fundamentalmente, a universidade desempenha sua função social através de serviços comunitários, da pesquisa aplicada, e da ação direta pedagógica. A filosofia básica da Califórnia Polytechnic State University SanLuis Obispo ... -
Architecture au Corps : Entre la Prothèse et le Parasite.
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)La conception gréco-romaine de l’isomorphisme était basée sur la représentation d’un corps canonique, préconstitué à la production de l’oeuvre d’art. Suite à l’abandon de la théorie classique, qui invoquait l’imitation des ... -
Três Discursos Sobre Arquitetura, o Projeto e Seu Ensino
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho representa uma tentativa de reconciliar na prática projetual os condicionantes puramente arquitetônicos de ordenação às exigências feitas ao projeto pelas necessidades funcionais bem como pelas demandas ... -
Programação Arquitetônica Em Edificações de Funções Complexas
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)A Programação Arquitetônica pode ser definida como o conjunto de procedimentos que preparam e precedem a síntese projetual. Estes procedimentos são constituídos por técnicas ou modelos que podem ser agrupados nas etapas ... -
Patrimônio Cultural, Ensino de Projeto e Profissão de Arquiteto: Caso ou Acaso?
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)É na busca por uma reflexão em torno da construção do conhecimento e do ensino da arquitetura em seus rebatimentos, práticas, diálogos e interfaces que a questão “Patrimônio cultural, ensino de projeto e profissão de ... -
Formação Projetual Em Arquitetura e Coordenação de Projetos Multidisciplinares de Edifícios
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O presente artigo traz uma reflexão sobre a formação projetual em arquitetura frente à atividade de coordenação de projetos multidisciplinares na construção de edifícios. Para o desenvolvimento do artigo foram consideradas ... -
Exposições de Arquitetura e Interfaces Com a Museologia – Um Campo de Pesquisa Em Formação
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)As exposições de arquitetura são veículos de comunicação que propõe a apresentação pública da arquitetura como tema cultural. De maneira sucinta, busquei descrever algumas características dos objetos desse tipo de exposição, ... -
Contribuição dos Métodos de Investigação Qualitativos para a Abordagem Científica do Projeto de Arquitetura – Um Estudo de Caráter Social Em Florianópolis/SC
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O presente artigo aborda, através dos métodos do Estudo de Caso e da Pesquisa Participante, a questão comportamental no tocante à concepção e linguagem projetual utilizada por autoconstrutores num loteamento popular situado ... -
Cine-arquiteturas - Interfaces Entre Cinema e Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Assim como a arquitetura, o cinema é uma das artes onde o sentido espacial é mais forte. Ao incorporar o tempo como uma de suas dimensões, o espaço fílmico permite que falemos de uma ficção arquitetônica, de uma narratividade ... -
A Fachada Moderna: Reflexões Sobre as Interfaces Entre o Ensino de História da Arquitetura e de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Esse texto reúne algumas reflexões sobre o ensino de história da arquitetura e suas possíveis interfaces com o ensino de projeto. Acreditamos que devemos olhar o passado como uma fonte inesgotável de experiências e soluções ... -
A Edificação como Produto Imobiliário no Desenvolvimento da Arquitetura Contemporânea Em São Paulo, Brasil1
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O artigo discute a noção de produto imobiliário relacionando teorias e práticas arquitetônicas identificadas na cidade de São Paulo em pesquisa recente voltada ao exame das práticas correntes no desenvolvimento de ... -
Research as Ethical Practice: Academic Goals Aligned With Community Needs
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Finding a relationship between the necessarily narrow and often arcane topics that are the focus of faculty research efforts, and the more general format of problems given to their design studios can be a challenge for ... -
Requalificação da Praça Dom José Gaspar e Entorno - Análises e Diretrizes
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O foco deste trabalho é o entendimento de que a pesquisa arquitetônica é sempre parte necessária e integrante ao processo de projeto, que pode ser entendido como uma unidade não-causal em que a memória, a história, a técnica ... -
Questões de Escala
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Os tempos modernos colocam, para artistas e arquitetos, a questão da escala como um problema de composição e projeto para o qual não há sistemas prévios de respostas. Pelo menos desde Le Corbusier e seu interesse pelas ... -
Projeto Ecológico: Interfaces Entre Sustentabilidade e Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Atualmente nos encontramos em um momento de transição paradigmática. Este é um momento de revisão e reflexões sobre os limites da ciência, da tecnologia e de modelos de desenvolvimento, aliados a preocupações com o meio ... -
Projeto Arquitetônico, Obra Coletiva: o Caso do Ministério da Educação
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Exame do projeto arquitetônico como obra coletiva e suas implicações para o ensino, tomando por exemplo o caso do Ministério de Educação e Saúde Pública no Rio de Janeiro, particularmente significativo pelo imbroglio ... -
Projetar "Frondoso" – Uma Herança Esquecida?
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo apresenta uma análise dos resultados parciais da dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFRN, que se encontra em fase final de elaboração, e que avalia 45 habitações unifamiliares na Região ... -
Projetar e Ensinar Mais Próximo da Realidade: Uma Abordagem Sob o Ponto de Vista da Ergonomia
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo visa discutir os benefícios que a Ergonomia pode trazer à prática do arquiteto e ao processo de ensino de projeto nas Escolas de Arquitetura. Dessa forma, a Ergonomia será apresentada como uma ferramenta ... -
Pesquisa e Projeto de Espaços Públicos: Rebatimentos e Possibilidades de Inclusão da Diversidade Física no Planejamento Das Cidades
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa que busca estratégias de inserção de Pessoas com Deficiência (PCD): pessoas em cadeira de rodas, idosos, deficientes visuais e auditivos etc) nos espaços e edifícios ... -
Os Espaços como Categoria de Análise dos Projetos Pedagógicos: Qualificando os Metros Quadrados Das Instituições de Ensino Superior
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Examina-se a questão do planejamento dos espaços educativos universitários refletindo sobre a pouca importância atribuída aos seus efeitos no campo curricular. Concepções de educação condizentes com um projeto pedagógico ...