Três Discursos Sobre Arquitetura, o Projeto e Seu Ensino
Abstract
Este trabalho representa uma tentativa de reconciliar na prática projetual os condicionantes puramente arquitetônicos de ordenação às exigências feitas ao projeto pelas necessidades funcionais bem como pelas demandas individuais e sociais que o pressionam. Todavia, seu objetivo primeiro é o de apresentar ao público profissional brasileiro o livro de Bill Hubbard Jr, “A theory for practice: architecture in three discourses”, ou, pelo menos, divulgar as idéias nele desenvolvidas. Elas afirmam três modos distintos de ver os edifícios. Primeiro como o produto de um projeto, exemplificando a ordem que este pode impor ao mundo sensorial. O segundo é como algo capaz de produzir resultados no nosso mundo real de todos os dias. E o terceiro é como um modo de corporificar valores pessoais ou comunitários. Ao longo do artigo são discutidas as conseqüências para a prática do Projeto dessas formas de ver os edifícios, que constituem, segundo Hubbard, os três discursos a seu respeito. Depois é discutido como os arquitetos fazem as três abordagens trabalharem juntas para produzir um projeto que preencha a visão de cada uma sobre ele, e, à guisa de conclusão, o artigo vai à Academia para refletir sobre o ensino do projeto sob estas luzes.