Show simple item record

dc.contributor.authorNovak, Hélio
dc.date.accessioned2021-08-01T21:02:07Z
dc.date.available2021-08-01T21:02:07Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/294
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho representa uma tentativa de reconciliar na prática projetual os condicionantes puramente arquitetônicos de ordenação às exigências feitas ao projeto pelas necessidades funcionais bem como pelas demandas individuais e sociais que o pressionam. Todavia, seu objetivo primeiro é o de apresentar ao público profissional brasileiro o livro de Bill Hubbard Jr, “A theory for practice: architecture in three discourses”, ou, pelo menos, divulgar as idéias nele desenvolvidas. Elas afirmam três modos distintos de ver os edifícios. Primeiro como o produto de um projeto, exemplificando a ordem que este pode impor ao mundo sensorial. O segundo é como algo capaz de produzir resultados no nosso mundo real de todos os dias. E o terceiro é como um modo de corporificar valores pessoais ou comunitários. Ao longo do artigo são discutidas as conseqüências para a prática do Projeto dessas formas de ver os edifícios, que constituem, segundo Hubbard, os três discursos a seu respeito. Depois é discutido como os arquitetos fazem as três abordagens trabalharem juntas para produzir um projeto que preencha a visão de cada uma sobre ele, e, à guisa de conclusão, o artigo vai à Academia para refletir sobre o ensino do projeto sob estas luzes.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectProjeto de Arquiteturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPrática de Projetopt_BR
dc.titleTrês Discursos Sobre Arquitetura, o Projeto e Seu Ensinopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record