Projetar e Ensinar Mais Próximo da Realidade: Uma Abordagem Sob o Ponto de Vista da Ergonomia
Abstract
Este artigo visa discutir os benefícios que a Ergonomia pode trazer à prática do arquiteto e ao processo de ensino de projeto nas Escolas de Arquitetura. Dessa forma, a Ergonomia será apresentada como uma ferramenta complementar ao processo de concepção de projeto de Arquitetura. A distância entre o projetista (arquiteto ou estudante de arquitetura) e a realidade pode levar à concepção de projetos inadequados. Projetar afastado da realidade tem contribuído para a perda do papel social da arquitetura e da sua escola. Visando resgatar esse papel social e minimizar as falhas de projeto oriundas da falta de interação entre o projetista e os atores envolvidos na situação a ser projetada, sugere-se incorporar duas ferramentas metodológicas abordadas pela Ergonomia: a análise ergonômica do trabalho, baseada em situações existentes, e a previsão das atividades futuras, baseada em análise de situações de referências. Ao incorporar essas ferramentas ao processo de ensino de projeto, os professores estariam afastando os estudantes da busca pelas “receitas de bolo” afim de aplicá-las em todos os trabalhos que farão pela frente. A Ergonomia considera a especificidade de cada situação e as soluções encontradas se aplicam à situação estudada. O enfoque da Ergonomia, na concepção de projetos arquiteturais, estreita o relacionamento entre os atores envolvidos na concepção, minimizando a dificuldade do arquiteto de extrair as informações dos mesmos, e propicia a reflexão e a visualização da realidade sobre a qual irão transformá-la.