Eixo: Proposição: Recent submissions
Now showing items 41-60 of 110
-
O Modelo Tridimensional Físico e o Projeto de Habitação Social: Um Instrumento de Aprendizagem.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente artigo demonstra uma abordagem do emprego de modelos tridimensionais físicos flexíveis na elaboração de projetos de Habitações Sociais (HS) por alunos de cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo. ... -
O Modelo no Projeto e o Projeto do Modelo: Considerações Sobre a Utilização dos Modelos Tridimensionais Desde o Primeiro Período do Curso de Arquitetura e Urbanismo
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente trabalho pretende demonstrar que a inserção dos modelos tridimensionais no processo de projeto desde o primeiro período do Curso de Arquitetura e Urbanismo é tão importante quanto a apresentação dos desenhos ... -
Oficinas Transdisciplinares do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufsm – Relato de Experiência
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O ambiente didático deve proporcionar condições não somente de conhecer, mas de apreender esse conhecimento, fazendo com que este se incorpore ao indivíduo como um hábito mais do que como uma etapa a ser vencida e encerrada ... -
Oficinas Arquitetura da Paisagem: Uma Atividade Integradora de Ensino do Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Esse artigo apresenta a atividade acadêmica das Oficinas Arquitetura da Paisagem, iniciadas em 2001, no âmbito da Direção da FAU/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura-PROARQ, com o objetivo de integrar a ... -
O Espaço do Jogo: Diálogos Entre a Arquitetura e a Cenografia.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente estudo busca compreender a produção do espaço cênico contemporâneo através da análise das formas de apropriação do espaço urbano por artistas e grupos que tem como característica fundamental de seu trabalho a ... -
O Escritório Modelo Experimental da Unicamp: Um Laboratório para o Desenvolvimento de Novos Métodos e Processos de Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Escritórios experimentais de arquitetura têm sido propostos com o objetivo de oferecer a possibilidade de experiência prática aos alunos, como uma atividade pedagógica, e para o desenvolvimento de projetos para a comunidade, ... -
O Ensino do Projeto de Arquitetura e Urbanismo: Um Canteiro Experimental
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente artigo tem por objetivo principal contribuir com as reflexões sobre a importância do canteiro como espaço privilegiado para o exercício do binômio invenção/experimentação no processo de ensino-aprendizagem do ... -
O Ensino de Projeto nas Escolas de Arquitetura do Mato Grosso: em Busca da Qualidade
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este trabalho consiste na discussão sobre as dificuldades encontradas pelos professores de projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo na busca por métodos de ensino de projeto eficientes, e ainda, as condições e experiências ... -
O Ensino de Acústica Arquitetônica em Escolas de Arquitetura do Município do Rio de Janeiro
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A inclusão da disciplina de Conforto Ambiental nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, nos anos 90, permitiu que estudantes adquirissem em sua formação conhecimentos sobre todas as áreas de conforto (térmico, acústico e ... -
O Desenho Analógico e o Desenho Digital: a Representação do Projeto Arquitetônico Influenciado Pelo Uso do Computador e as Possíveis Mudanças no Processo Projetivo em Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O uso do computador para o desenho de arquitetura, por meio de programas específicos, tem sido observado e analisado por estudiosos no campo da Arquitetura, o que os tem levado a considerar mudanças no método da criação ... -
O Atelier Integrado: Potencialidades e Limitações para a Transformação do Ensino de Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A necessidade de integração dos diversos conteúdos essenciais à formação do arquiteto tem comparecido ao ambiente acadêmico e em debates científicos, com grande freqüência, constando inclusive das diretrizes do Ministério ... -
O Ateliê de Projeto como Mini-escola
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Considerando o estado atual do ensino de arquitetura no Brasil, cujo âmbito é definido pelo currículo mínimo estabelecido pelo MEC, o texto trata de definir o papel e a estrutura do ateliê de projeto em uma grade curricular ... -
New Urbanism, Smart Growth e Leed-nd: Novos Rumos para o Projeto Urbano nos E.u.a. e Possiveis Ensinamentos para o Brasil.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este trabalho discute três dos principais movimentos do urbanismo contemporâneo norte-americano e algumas das suas implicações para o contexto brasileiro: New Urbanism, Smart Growth, e LEED-ND (Leadership in Energy and ... -
“muita Construção, Alguma Arquitetura e Um [...]” Milagreiro
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)"Ensino, pesquisa e prática" constituem uma tríade que encontramos na vida e nos postulados de Lucio Costa. Esta comunicação busca refletir a respeito da atualidade de seu pensamento e ação, tomando por base os seus escritos. ... -
La Iniciación En El Proyecto de Arquitectura. Aproximaciones a Una Pedagogía Poética
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Uno de los temas más interesantes y problemáticos de la pedagogía del proyecto es el de la iniciación del aprendiz en la actividad de proyectar: cómo conseguir que comience a proyectar quien todavía no sabe hacerlo. Nuestro ... -
La Enseñanza Del Análisis Del Diseño como Herramienta e Instancia En Los Procesos de Proyectación.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A Análise do desenho através da crítica do processo na arquitectura convida à inovação. O método de análise e a prática de operações devem responder à função dinâmica própria do território, do campo e da espacialidad. A ... -
Introdução a Arquitetura Investigação, Discussão e Prática Docente na Fau Uniritter
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo trata da experiência de um grupo de professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do UnirRitter em Porto Alegre ao participar da formulação de uma Plano Pedagógico de Curso de caráter propositivo e inovador ... -
Importância dos Modelos Físicos e Digitais no Ensino de Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O artigo apresenta a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas no ensino do projeto de arquitetura em colaboração com a utilização das técnicas tradicionais de projeto. No processo de reflexão ... -
Habitação de Interesse Social – Conceitos e Materialidade: Conhecendo os Desafios para Sua Proposição
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo busca refletir sobre como as escolas de arquitetura e urbanismo estão preparando seus discentes para cumprir com o Artigo 6° da Constituição Federal, que traz ao direito a moradia como um dos direitos sociais. ... -
Forma, Materiais e Projeto: Um Atelier de Experimentação
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)os principios da década dos noventa se produz uma silênciosa ruptura com o historicismo posmoderno. O debate sobre as posibilidades significativas da arquitctura se deslocam para os elementos intrínsecos do objeto ...