Oficinas Arquitetura da Paisagem: Uma Atividade Integradora de Ensino do Projeto
Abstract
Esse artigo apresenta a atividade acadêmica das Oficinas Arquitetura da Paisagem, iniciadas em 2001, no âmbito da Direção da FAU/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura-PROARQ, com o objetivo de integrar a comunidade acadêmica à cidade, através da troca de conhecimentos e de experiências que não se restringem ao universo do currículo formal de ensino, nem ao campo especifico de pesquisa e nem mesmo às atividades características de extensão. Neste sentido, a realização das oficinas seguiu o princípio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, congregando: professores da FAU/UFRJ e de outras universidades, brasileiras e estrangeiras; profissionais de várias instituições, públicas e privadas; alunos de graduação e pós-graduação e público externo. Embora seja uma atividade bastante utilizada em cursos de extensão e aperfeiçoamento, desconhecemos sua aplicação como atividade curricular de formação, no curso de arquitetura da FAU/UFRJ, onde é tratada como atividade extracurricular. Ao longo da experiência das quatro oficinas realizadas, observamos que essa atividade se revelou como uma nova forma de pensar o ensino de ateliê de projeto, por ser uma atividade criativa capaz de transpor a rigidez da grade curricular e dar ênfase às soluções inovadoras, passíveis de serem compartilhadas.