O Modelo no Projeto e o Projeto do Modelo: Considerações Sobre a Utilização dos Modelos Tridimensionais Desde o Primeiro Período do Curso de Arquitetura e Urbanismo
Abstract
O presente trabalho pretende demonstrar que a inserção dos modelos tridimensionais no processo de projeto desde o primeiro período do Curso de Arquitetura e Urbanismo é tão importante quanto a apresentação dos desenhos técnicos aos estudantes iniciantes. As maquetes e modelos devem ser tratadas, portanto, como partes integrantes do processo de projeto e exploradas de forma não limitadora quanto às suas potencialidades. Como exemplo da contribuição dos modelos para a construção do conhecimento em arquitetura será apresentada a experiência na Disciplina de Concepção da Forma Arquitetônica II (CFA II), do segundo período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foram tomadas como referências bibliográficas principais os trabalhos de Rocha (2007), Sutherland (1999) e Mills (2007), que versam sobre os modelos conceituais, volumétricos e de apresentação; alguns autores que tratam do ensino de projeto de arquitetura, tais como Salama (1997), Dutton (1991), Corona-Martinez (2000) e Silva (1986) e a análise de casas da modernidade realizada por Abalos (2003). A experiência em CFA II é apresentada, portanto, como objeto de estudo da análise a ser desenvolvida neste trabalho, demonstrando, na prática, a importância dos modelos tridimensionais e sua contribuição para a formação do conhecimento do estudante de arquitetura. Deste modo, pretende-se demonstrar que o trabalho com maquetes e modelos nos primeiros períodos contribui para um aprendizado que tem a intenção de formar arquitetos com condições de analisar criticamente as variantes de um projeto e desenvolvê-lo de maneira adequada.