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dc.contributor.authorCarvalho, Ramon
dc.date.accessioned2021-08-04T00:29:35Z
dc.date.available2021-08-04T00:29:35Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/545
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho pretende demonstrar que a inserção dos modelos tridimensionais no processo de projeto desde o primeiro período do Curso de Arquitetura e Urbanismo é tão importante quanto a apresentação dos desenhos técnicos aos estudantes iniciantes. As maquetes e modelos devem ser tratadas, portanto, como partes integrantes do processo de projeto e exploradas de forma não limitadora quanto às suas potencialidades. Como exemplo da contribuição dos modelos para a construção do conhecimento em arquitetura será apresentada a experiência na Disciplina de Concepção da Forma Arquitetônica II (CFA II), do segundo período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foram tomadas como referências bibliográficas principais os trabalhos de Rocha (2007), Sutherland (1999) e Mills (2007), que versam sobre os modelos conceituais, volumétricos e de apresentação; alguns autores que tratam do ensino de projeto de arquitetura, tais como Salama (1997), Dutton (1991), Corona-Martinez (2000) e Silva (1986) e a análise de casas da modernidade realizada por Abalos (2003). A experiência em CFA II é apresentada, portanto, como objeto de estudo da análise a ser desenvolvida neste trabalho, demonstrando, na prática, a importância dos modelos tridimensionais e sua contribuição para a formação do conhecimento do estudante de arquitetura. Deste modo, pretende-se demonstrar que o trabalho com maquetes e modelos nos primeiros períodos contribui para um aprendizado que tem a intenção de formar arquitetos com condições de analisar criticamente as variantes de um projeto e desenvolvê-lo de maneira adequada.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectFormapt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectProposiçãopt_BR
dc.titleO Modelo no Projeto e o Projeto do Modelo: Considerações Sobre a Utilização dos Modelos Tridimensionais Desde o Primeiro Período do Curso de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.typeArticlept_BR


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