Sessão 2 - Projeto como Campo de Pesquisa: Recent submissions
Now showing items 21-33 of 33
-
Contexto Social, Repertório e Projeto: Reflexões Conceituais e Estudo Empírico em Arquitetura Hospitalar
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)As relações entre arquitetura e contexto constituem questão teórica recorrente na literatura. De fato, é elementar reconhecer que a arquitetura responde a demandas da sociedade. Por outra parte, o repertório da arquitetura ... -
Capitalismo e Esquizofrenia. Gilles Deleuze, Félix Guattari e o Ensino de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Com o declínio das grandes narrativas, os rumos de nossa sociedade não se estabelecem frente a uma ordem hierárquica organizável ou legível – são formas inconclusas e cambiantes que moldam-se a cada novo momento por impulsos ... -
Capacitação de Projetistas de Habitação de Interesse Social (HIS): O Relato de uma Experiência
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)No oeste catarinense, lugar onde foi aplicada a experiência a ser relatada neste trabalho, a produção dos projetos de Habitação de Interesse Social (HIS) é realizada por engenheiros e arquitetos das prefeituras municipais, ... -
Aspectos Epistemológicos do Ensino de Arquitetura Saber, Poder e Subjetividade o Pensamento Pós-estruturalista e o Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Discursivamente o texto aborda três variáveis que afetam qualquer forma de pensar: Saber, Poder e Subjetividade. Utiliza um conjunto de conceitos e enunciados de pensadores pós-estruturalistas, a exemplo de Michel Foucault ... -
Arquitetura e Cidade: Uma Experiência não Convencional no Projeto de Habitação Popular
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O texto visa relatar a experiência em ensino de projeto de arquitetura e urbanismo aplicada em Juiz de Fora. O tema ‘projeto de assentamento para população de baixa renda’ pretendeu romper com o convencional Conjunto ... -
Arquitetura Contemporânea: Processando a Teoria Através da Prática
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Entre as muitas indagações presentes no cenário da arquitetura contemporânea, constata-se o distanciamento existente entre a teoria, a reflexão crítica e a prática da arquitetura. Com a finalidade de transpô-lo, apresento ... -
APO e Projeto Arquitetônico: Influências e Interfaces
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este estudo traz uma reflexão acerca da Avaliação Pós-Ocupação (APO) e do Projeto Arquitetônico. Acreditamos que, apesar do grande número de APOs já realizadas, ainda é pequeno o número de profissionais que utilizam esta ... -
Apo como Suporte para Projetos Uma Experiência Didática na Disciplina Avaliação Pós-ocupação– Faupucrs
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho é o resultado de uma experiência didática no 2º.semestre de 2002, na disciplina Avaliação Pós-Ocupação da Faculdade e Arquitetura e Urbanismo da PUCRS. O tema (terminal de ônibus) e o local pesquisado (Terminal ... -
A Pesquisa Através do Projeto: Um estudo de caso (produção residencial de Acácio Gil Borsoi, 1950- 60)
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Para muitos teóricos a arquitetura é apenas obra realizada e só a edificação é fonte de conhecimento. Contrariando este pensamento, este trabalho procurou lidar com a noção de arquitetura como obra e também como projeto. ... -
A Nova Forma da Esplanada de Santo Antônio o Projeto Urbano na Área Central do Rio de Janeiro no Século Xxi
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)A dissertação apresentada tem como objetivo a especulação a respeito dos atuais critérios de intervenção em áreas centrais, através da elaboração de duas propostas para a ocupação e desenvolvimento de trecho do centro do ... -
A Metodologia de Projeto de Oscar Niemeyer: o Exemplo do Congresso Nacional de Brasília
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Esse trabalho consiste em uma proposta de leitura sobre o processo do desenvolvimento dos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer, tendo como referência os estudos elaborados para o projeto do edifício do Congresso Nacional ... -
Além da Linguagem, Além do Objeto: Ordem e Experimentação na Metodologia Projetual de Rem Koolhaas
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho trata da metodologia projetual do arquiteto holandês Rem Koolhaas. Discute uma posição arquitetônica que, ao invés de partir de premissas simbólicas ou estéticas, enfatiza a análise extensiva de cada situação ... -
Acessibilidade e Inclusão na Fundação Catarinense de Educação Especial
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)É direito de todo cidadão o acesso à educação, ao trabalho e ao lazer. Para criar as condições necessárias para a inclusão social é fundamental garantir acessibilidade espacial permitindo: acesso à informação, deslocamento ...