Now showing items 1-20 of 76

    • Introdução ao Projeto Arquitetônico I - Iniciação ao Processo Criativo 

      Constantinou, Eliane; Stumpfs, Silvana (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      O trabalho relata o conjunto de experiências docentes e seus resultados no processo de aprendizagem discente das três últimas décadas, desenvolvidas na disciplina de Introdução Ao Projeto Arquitetônico I, da Faculdade De ...
    • Una Didáctica Dirigida a La Enseñanza Ambiental En El Taller de Arquitectura. 

      Rodriguez, Héctor; Otero, Graciela (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Esta presentación, intenta mostrar, la forma en cómo a partir de las didácticas de un taller de composición, se aborda el respeto hacia el ambiente. Esta mirada ambiental está presente en todas las escalas, desde los ...
    • Um Experimento Cognitivo: Mídia Tradicional X Mídia Digital na Fase de Concepção do Projeto Arquitetônico 

      Carvalho, Gisele; Dantas, Ney; Medeiros, Cleide (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Os arquitetos dependem de representações para externalizar seus pensamentos projetuais. Tradicionalmente, eles têm usado esboços a lápis (mídia tradicional) na concepção de projetos arquitetônicos. Recentemente, alguns ...
    • Uma Proposta para a Sistematização do Processo de Ensino de Projeto de Arquitetura 

      Pina, Silvia; Monteiro, Ana Maria; Dezan, Waldir; Donadon, Edilene; Scarazzato, Paulo (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este trabalho partiu da concepção que associa projeto de arquitetura a um fazer imbuído de questões teóricas, associando o fazer arquitetônico à atividade científica, além de uma atividade prática com profundas implicações ...
    • Trabalho de Graduação Integrad (tgi): Uma Abordagem 

      Alves, Manoel; Buzzar, Miguel; Fabrício, Márcio; Tramontano, Marcelo (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este trabalho aborda a aplicação de procedimentos e metodologias didático-pedagógicas no desenvolvimento dos Trabalhos de Graduação Integrado (TGIs) no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos ...
    • Tipologias da Habitação Verticalizada no Ensino de Projeto Arquitetônico: ‘edifício Pavilhão’ X ‘edifício Quadra’ 

      Câmara, Andréa; Trindade, Isabella; Andrade, Paulo; Storch, Andréa; Erlich, Márcio (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      No Recife, é na década dos 40 que se inicia o processo de verticalização urbana com o surgimento dos primeiros “arranha-céus”. Na origem desse processo de verticalização, estava a crescente escassez de terrenos vazios nos ...
    • The Model For Architectural Design Education (made) 

      Johannes, Ralph (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      The subject matter portrayed is a teaching and design model for architectural studies, called the Model for Architectural Design Education (MADE), which was taught to students of architecture and building engineering at ...
    • Território do Projeto 

      Merlin, José (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      O trabalho revela haver na concepção do projeto diferentes fases, geralmente dois grandes momentos mediados pelo ato mesmo da criação. Na primeira etapa predominam processos criativos e a busca de uma forma governante para ...
    • Sobre o Conceito de Ateliê Integral e Algumas Práticas de Ensino 

      Silveira, Luís (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      A defesa do espaço público é aqui entendida como princípio básico para a atuação docente, centrada na compreensão desta dimensão em relação à cidade, fundamental para a formação do arquiteto e urbanista dentro da universidade ...
    • Sobre a Avaliação no Ensino de Projeto de Arquitetura: Um Olhar 

      Pereira, Marizo (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este trabalho traduz uma preocupação com a avaliação escolar, enquanto objeto de atenção, no processo de ensino – aprendizagem, tomando como referência algumas disciplinas de Projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da ...
    • Simulações no Processo de Concepção e Desenvolvimento Projetual 

      Duro, Fernando; Scaletsky, Celso; Martau, Betina (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      As simulações podem ser vistas como uma formalização de modelos em que o arquiteto ou o estudante de arquitetura exercita uma série de procedimentos que visam traduzir ou representar suas idéias e intenções projetuais. No ...
    • Senso e Conceito no Constructo da Disciplina Projetual Análise Projetual como Instrumento de Trabalho. 

      Favero, Marcos; Passaro, Andrés (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este trabalho representa uma reflexão sobre as inquietudes em relação a estratégia de ensino de projeto que vem sendo praticada desde 2003 na disciplina Projeto do Espaço do Trabalho, ministrada no terceiro período do Curso ...
    • Re-significação, Criatividade e a Prática Gráfica do Croqui 

      Regal, Paulo (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      O presente trabalho procura analisar e considerar a hipótese de que o desenho, e em especial o croqui, sempre escolhe, dentre as que compõem o universo de possibilidades representativas, aquela que vai assumir por si um ...
    • Reflexões Sobre o Processo de Concepção Arquitetônica para a Prática do Ensino de Projeto 

      Alcantara, Denise (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este artigo apresenta algumas reflexões acerca do ensino de projeto de arquitetura e tece algumas bases conceituais no âmbito da pedagogia, cujos subsídios fundamentados na 'Escola Progressista' e no processo dialético de ...
    • Projeto de Arquitetura Linguagem e Expressão: Uma Metodologia de Projeto 

      Garcia, Cláudia; Américo, Eliel; Troncoso, Márcia (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Esta comunicação apresenta a proposta de ensino aplicada na disciplina Projeto de Arquitetura, Linguagem e Expressão, que corresponde à segunda posição da cadeia de projeto na grade curricular do curso de Arquitetura e ...
    • Produção da Forma Arquitetònica na Faufba: o Que (não) Muda Após a Introdução Das Ferramentas Computacionais 

      Cardoso, Christina (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Após quase dez anos da introdução das disciplinas de informática aplicada a arquitetura e ao urbanismo no curso de arquitetura da FAUFBA, o que muda, ou o que não muda na produção da forma arquitetônica proposta pelos ...
    • Por Uma Abordagem Tectônica 

      Lima, Hélio; Rocha, Germana (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      O presente texto compreende uma reflexão sobre a prática de ensino de projeto em escolas de arquitetura, com base numa experiência que está sendo realizada em dois ambientes universitários distintos, um privado e um público, ...
    • Planta e Corpo Elementos de Topologia na Arquitetura 

      Aguiar, Douglas (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      s dias que correm, tempos em que o projeto arquitetônico auxiliado por computador é capaz de produzir infinitas variedades de formas inusitadas, soa bizarro que alguém ainda escreva sobre a planta; a planta baixa, essa ...
    • Planejamento de Áreas Especiais: Favelas e Cortiços 

      Moreira, Antônio (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      A disciplina tem por tema a habitação de interesse social. Aborda a questão habitacional mostrando que a moradia transformada em mercadoria não permite que a população de baixa renda participe do mercado formal de moradia. ...
    • Os Meandros da Arte do Projetar 

      Merlin, José (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este estudo tem como foco o ensino do projeto e expressa um esforço de síntese integradora entre diferentes vozes e olhares que permeiam o processo de projetar, desde sua gênese até a materialidade do desenho. Apresenta a ...