Anais dos Seminários PROJETAR: Recent submissions
Now showing items 581-600 of 1233
-
O Enunciado como Regra e Demanda Hermenêutica Uma Experiência Pedagógica Baseada no 9sg
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo descreve e analisa uma experiência pedagógica no campo formal com turmas de primeiro projeto da PUC-Rio, em 2009, na qual, à guisa de introdução ao projeto residencial elaborou-se e aplicou-se uma variação do ... -
O Ensino do Desenho Universal e Seu Reflexo nos Trabalhos Finais de Graduação: Uma Contribuição para a Formação do Arquiteto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Visando analisar como os alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil têm assimilado os conceitos do Desenho Universal (DU), requisito fundamental para o projeto de uma arquitetura acessível e ... -
O Ensinar e o Aprender a Fazer - Abordagem Metodológica do Ensino de Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Esse trabalho localiza-se no inventário das pesquisas que procuram contribuir para a qualidade do ensino de projeto de arquitetura no contexto da formação do arquiteto brasileiro, numa condição de aceitação da sua ... -
O Desenho na Arquitetura e Sua Dimensão Estética: Ser Belo ou Não Ser Belo? Eis a Questão.
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A partir da experiência em disciplina de Ateliê de Projeto este trabalho se insere na perspectiva de visualizar o desenho na arquitetura, enquanto projeto, a partir de sua dimensão estética, considerando a hipótese que as ... -
O Arquiteto Não É Um Lacaio Estetizante
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho pretende apresentar as possíveis aproximações entre os textos do arquiteto suíço Hannes Meyer e do arquiteto brasileiro Sérgio Ferro. Apesar de terem vivido em contextos distintos: o primeiro trabalhou na ... -
Múltiplas Inteligências e Estimulação da Criatividade: Uma Experiência do Uso da Narrativa para Fomentar o Projeto Arquitetônico
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Entendendo que a criatividade permeia todas as ações humanas e precisa ser continua e variadamente estimulada, este artigo apresenta uma atividade acadêmica relacionada ao ensino de projeto no curso de arquitetura e urbanismo ... -
Monumento e Envoltório da Capela de São Miguel Paulista: Relações Projetuais e Históricas
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O restauro não se estabelece buscando referências de tempo ou estilo. A integração do monumento na vida moderna tem que ser evidenciada com intervenções contemporâneas, fundamentais para que se estabeleça uma leitura para ... -
Metodologia do Projeto de Reforma: o Caso da Pessoa Com Deficiência Adquirida
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O início do processo de projeto de arquitetura no caso de residencias unifamiliares é frequentemente subestimado pelos projetistas. Nem por isso o projeto é menos complexo. Quando a situação de projeto envolve uma reforma ... -
Labhab - Laboratório de Habitação e Urbanismo: Uma Metodologia Ativa de Ensino
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo expõe uma experiência metodológica desenvolvida no Laboratório de Habitação e Urbanismo da UNIC – Universidade de Cuiabá. A experiência foi desenvolvida em parceria com a COOPERMAR – Cooperativa de Trabalhadores ... -
Involuímos? Ensino de Projeto nas Escolas Brasileiras de Arquitetura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O ensino de projeto de arquitetura no Brasil não vai bem. Num pais que soube inserir-se entre as principais potências da arquitetura mundial com obras de excelência e com a construção de uma escola nacional, é surpreendente ... -
Intervenção Arquitetônica no Casario de Sítios Históricos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho apresenta uma metodologia voltada para orientar a elaboração de projetos de intervenção arquitetônica no casario de sítios históricos tombados, desenvolvida pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação ... -
Integrando Teória e Prática no Ensino do Projeto de Arquitetura: Uma Didática em Uso
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Adota-se um recorte mais justo que pretende ir além do imediatismo do tema, optando-se por uma contextualização histórica da questão, a seleção de teoria que acompanha o caráter reflexivo que o tema suscita e, por fim, a ... -
Integração do Programa de Simulação Energyplus no Processo de Projeto de Um Edifício de Alto Desempenho
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O artigo discute o uso do programa de simulação termoenergético EnergyPlus no processo de projeto de um edifício institucional, com vistas à obtenção de uma edificação eficiente em termos de conforto higrotérmico e quanto ... -
Instrumentos Urbanísticos e Espaços Abertos - Contribuição ao Ensino do Projeto a Partir da Analise Das Relações Espaciais de Diferentes Tramas Urbanas
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O projeto e a requalificação de áreas das cidades têm sido instrumentos de intervenção urbanística, cada vez mais, utilizados na atualidade. Para fundamentar suas proposições, um dos fatores de grande importância é o ... -
Inserção de Estratégias de Ventilação Natural no Processo de Projeto Arquitetônico
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O processo de projeto arquitetônico tem caráter naturalmente subjetivo por agrupar muitos parâmetros de origens diversas, além de depender das peculiaridades dos projetistas. O estudo de metodologias projetuais integradas ... -
Iniciação ao Projeto - a Teoria e a História no Ateliê
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Procurando contribuir com o tema do evento, o presente trabalho apresenta um relato e uma reflexão sobre a experiência do autor com as disciplinas iniciais de prática de projetos de arquitetura, discutindo questões como a ... -
Indicadores de Pesquisa Acadêmica em Áreas de Prática Projetual
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O projeto de pesquisa em que se baseia esse artigo, “Pesquisa Acadêmica em Áreas de Prática Projetual: Arquitetura e Urbanismo” – PAAPP nasceu como parte das atividades do Grupo de Pesquisa Arquitetura: Projeto & Pesquisa ... -
Idiossincrasias Instrumentais ou negando a psicografia arquitetônica
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente artigo trata da relação entre o processo de projeto e seus diversos instrumentos de suporte. Em contraponto a uma visão idealista da criação arquitetônica (psicografia), que minimiza a importância da ação do ... -
Idéia, Método e Linguagem - o Processo de Projeto na Arquitetura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O processo de projeto na arquitetura sempre foi visto como algo indefinido e variável de profissional para profissional. Como arquitetura também é tratada como um conhecimento artístico e criativo é difícil encontrar uma ... -
Idéia, Método e Linguagem no Projeto Paisagístico de Estrada
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Os projetos de paisagismo são recentes no Brasil, refletindo na pouca ênfase dada à disciplina nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e na desconsideração da paisagem no Planejamento Territorial e Urbano e nos projetos de ...