Anais dos Seminários PROJETAR: Recent submissions
Now showing items 221-240 of 1233
-
Especificidades nos procedimentos metodológicos para projetos de intervenção arquitetônica em áreas e edifícios de valor patrimonial: O caso do Terminal Marítimo de Passageiros de Natal/RN
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Em meio a um processo de crescente conscientização preservacionista, no que tange às formas de intervir em áreas e edifícios de valor patrimonial, observa-se a proliferação de inúmeras posturas projetuais frente à ... -
Entre o aprendizado e a prática: o uso do SIG no Planejamento Urbano
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho aborda a experiência de integração entre as disciplinas ARQ 432 – Planejamento Municipal Urbano e ARQ 420 – SIG Aplicado ao Planejamento Urbano e visa, através da introdução de novas ferramentas tecnológicas ... -
Entre a criatividade e a técnica: o desafio do ensino da concepção estrutural no processo de aprendizagem do projeto de arquitetura.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre o ensino/aprendizagem da concepção estrutural dentro da didática do projeto de arquitetura. É parte de uma dissertação em desenvolvimento no Programa de ... -
Em busca de um desenho urbano que possibilite cidades mais saudáveis: O exemplo de Toronto, Canadá
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O trabalho apresentado é parte da pesquisa “Os espaços livres públicos e a urbanidade: a contribuição do desenho urbano na construção de cidades saudáveis” que tem como objetivo aproximar profissionais da arquitetura e ... -
Edifícios multifuncionais em Natal: Como inovar e melhorar a qualidade das edificações?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado e analisa amostra representativa da recente produção arquitetônica dos empreendimentos verticais que contemplam usos diversos em um mesmo terreno na ... -
Edifícios do programa “minha casa minha vida”: Análise projetual do ponto de vista da ventilação natural
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A ventilação natural é uma estratégia projetual que deve ser usada sempre que possível em países de clima quente como o Brasil, pois dentre suas vantagens está o conforto térmico e a economia de energia. O uso desta ... -
Edgar Graeff e o ensino de arquitetura: o processo composicional como conhecimento
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A leitura da obra escrita de Edgar Graeff deixa explicita a sua contribuição teórica como “demonstração cientifica” capaz de penetrar nas questões, compreendendo o fenômeno arquitetônico em profundidade. Atuando profissionalmente ... -
Dois procedimentos e um objeto: observação direta e experimento artificial na investigação em projeto
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo visa caracterizar dois procedimentos de pesquisa - experimento artificial e observação direta -indagando a contribuição que ambos sugerem acerca da compreensão do conhecimento que se produz pelo projeto. ... -
Do espaço escolar ao território educativo: o lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a cidade do Rio de Janeiro
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo é o desdobramento de uma pesquisa integrada que entrelaça a abordagem conceitual e a prática metodológica de três grupos de pesquisa vinculados ao PROARQ-FAU/UFRJ – Grupo Ambiente-Educação (GAE), Qualidade do ... -
Do autorretrato à percepção da urbe: uma introdução ao processo projetual – conquistas e percalços
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O objetivo principal deste artigo é realizar uma avaliação crítica do processo metodológico aplicado na estruturação de uma disciplina de introdução ao projeto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade ... -
Diretrizes de uma reforma curricular: uma discussão sobre o lugar da representação gráfica no ensino e projeto de Arquitetura e Urbanismo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo aborda o tema da relação de dependência entre desenho e projeto de Arquitetura e Urbanismo. Portanto, o principal objetivo é discutir o lugar da representação gráfica no ensino e projeto de Arquitetura e Urbanismo ... -
DESDE QUE SEJA ROSA: A controversa questão do gosto na arquitetura de interiores
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo apresenta uma nova abordagem sobre os resultados obtidos no âmbito do projeto de pesquisa "Feminino e Plural: Percursos e Projetos de Arquitetas e Designers" (financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do ... -
Desafios Contemporâneos da Arquitetura Paisagística através da lente de Infraestruturas de Mobilidade. O Caso do BRT Transcarioca
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Novas tecnologias de transportes estão sendo introduzidas na paisagem do Rio de Janeiro gerando transformações sem precedentes na história recente da cidade. Com enfoque na mobilidade e dimensionadas visando o desempenho ... -
Da cidade ao edifício: a experiência interdisciplinar vinculando teoria e prática no atelier
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O ateliê de projeto é o espaço adequado para que sejam concatenados conteúdos teóricos e práticos vinculando o projeto arquitetônico-urbanístico a um processo reflexivo e crítico. Essa premissa tem balizado a experiência ... -
Criatividade no processo de projeto em oficinas temporárias: uma experiência no CAU-UFRN
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresenta e discute parte dos resultados de uma investigação desenvolvida por equipe de pesquisadores da UFRN, que tem como objeto práticas de projeto de arquitetura e urbanismo em situações de integração entre a ... -
Composição arquitetônica: originalidade e inovação técnica na era digital
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Aborda a possibilidade de existência de uma nova fase de percepção, produção e consumo do fato arquitetônico em meio à sociedade informacional. Para tanto, analisa composições arquitetônicas em que estão presentes os ... -
Cartografias e controvérsias na Rua do Lavradio: uma estratégia inovadora no entendimento do coletivo-lugar
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresenta alguns relatos de experiência da pesquisa Rua do Lavradio: cartografando traços e rastros do coletivo-lugar, desenvolvida no grupo de pesquisa Qualidade do Lugar e Paisagem (ProLugar/UFRJ). Debate os ... -
Canteiro Experimental: experiências didáticas e sua articulação com o Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente texto tem como objetivo discutir as potencialidades criativas e inovadoras que as atividades realizadas em canteiros experimentais podem proporcionar para a aprendizagem da Arquitetura e do Urbanismo, a partir ... -
Calçadas ribeirinhas no Pará, Brasil: considerações sobre as normas técnicas de acessibilidade para a realidade Amazônica.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)No Estado do Pará, a questão da acessibilidade é um assunto pouco discutido e difundido em muitas cidades paraenses sendo praticamente ausente nas cidades e comunidades erguidas sobre rios, várzeas e manguezais, onde ... -
Brinquedoteca em instituição de apoio hospitalar: Brincar para curar.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo surgiu a partir da pesquisa “Ambientes para tratamento oncológico infanto-juvenil: a humanização e a satisfação do usuário em Maceió”. Contou com a participação de graduandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo ...