Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 1121-1140 of 1506
-
Projeto e Ensino
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo pretende discutir os fundamentos do ensino de projeto de graduação através de algumas figuras produzidas no atelier, sobretudo na etapa do processo convencionalmente denominada estudo preliminar, na qual se ... -
Projeto como investigação: A construção de lugares com significado na cidade através de dois projetos recentes.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo tem como principal objetivo apresentar dois projetos recentes por nós realizados, que a nosso ver contribuem positivamente para o desenvolvimento das relações entre arquitetura e cidade, através dos significados ... -
Preservar e intervir em Brasília. O caso das antigas fazendas do Distrito Federal
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Em 2002 foi criada e ofertada pela primeira vez no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília a disciplina Projeto de Arquitetura e Urbanismo VIII. Desde então, o conteúdo trabalhado no ateliê integra as ... -
Preservação do Patrimônio Histórico: O passado como projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Na chamada de trabalhos para o Projetar 2009, o segundo eixo temático, denominado Intervenção evoca questões relacionadas ao chamado patrimônio histórico, ao passado e suas possibilidades de inserção na cidade contemporânea, ... -
Plano Diretor do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (PD-ISERJ): Algumas Questões
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo tem por objetivo apresentar as pr incipais questões relacionadas à recente elaboração do Plano Diretor do Instituto Super ior de Educação do Rio de Janeiro (PD-ISERJ). A par tir da iniciativa de ordenamento ... -
Os Limites da Intervenção Arquitetural no Patrimônio: Menos Amarras e mais Liberdade no Ensino
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A partir de considerações sobre a problemática da inadequação de teorias vigentes sobre o problema do restauro à especificidade arquitetural, o artigo propõe uma discussão sobre os reflexos dessa inadequação sobre o ensino ... -
O Preceito Coincidente entre Cidade e Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A cidade é o horizonte do projeto e se realiza através de um procedimento que estabelece, entre edifício e organismo urbano, uma relação de interdependência, receptividade necessária e transitiva; uma rede na qual, por um ... -
O Ensino do Projeto Urbano: Aplicação de Métodos da Psicologia Ambiental e da Morfologia Urbana na Leitura e Análise do Espaço
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Neste artigo propõe-se a reflexão sobre uma experiência de ensino de projeto urbano desenvolvida na disciplina ARQ 346 – Projeto VI, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFV, cujo tema central é o projeto de requalificação ... -
Normativas Urbanísticas: Uma investigação para o ensino de Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente trabalho é resultado de uma investigação que, entre outros objetivos específicos, analisa o Projeto de Arquitetura a partir do pressuposto de que as normativas urbanísticas podem definir a tipologia de edifícios ... -
Museu Oscar Niemeyer: a forma gera o programa?
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo analisa o processo de definição da forma e as relativas alterações de programa que estiveram envolvidas na criação da arquitetura do Museu Oscar Niemeyer. Para tanto, foram investigados: uma série de textos ... -
Mobilidade e Requalificação Urbana: O Caso do “MIinhocão”
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Mobilidade e acessibilidade urbanas exigem um sistema de transporte público eficiente articulado a uma cidade densa com multiplicidade de usos e rede de espaços públicos. Projetos que apostam neste tema evocam um conjunto ... -
Memória e Arquivo no Projetar em Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A memória é um elemento fundamental no projeto arquitetônico. A partir dos movimentos pós-modernos, como se sabe, a memória insere-se como tema central nas reflexões da arquitetura, especialmente naquelas voltadas às ... -
Intervenções no Patrimônio Edificado: Reflexões sobre a experiência de ensino do CAU/UFRN
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O trabalho aqui apresentado aborda a questão do ensino do projeto urbano em ambientes históricos no Brasil, a partir da realidade do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CAU-UFRN). ... -
Intervenções em Pré-existências: Experiências em Escala Arquitetônica, Urbanística e Paisagística
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo tem como principal objetivo interpretar as experiências didáticas vivenciadas na disciplina de Ateliê de Projetos Integrados III – Intervenções em Pré-existências, do curso de arquitetura e urbanismo do Centro ... -
Intervenção Urbana Santa Cecília: Proposta de Articulação entre Espaço Público e Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Cidade contemporânea, lugar das diferenças, onde ocorrem sucessivos processos de inclusãoexclusão. Cidade onde lugares trocam de função rapidamente, ao mesmo tempo em que sofrem processos de degradação e reutilização, ... -
Igarapé Das Mulheres: Negociando Fronteiras
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Durante o 1º Semestre letivo de 2009, foi ofertada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá a disciplina de Urbanismo II, com a seguinte ementa: fundamentação para a compreensão do espaço urbano ... -
Exploração Proyectual em Vazios Urbanos que Impulsionam a Renovação da Cidade: Pautas de desenho emergentes do caso La Plata
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O presente trabalho constitui um conjunto de resultados de investigações proyectuales, realizadas e em desenvolvimento. Propostas que se baseiam na importância da “intervenção por partes” como estratégia para impulsionar ... -
Ética e cidade: Valores simbólicos e espaciais na formação e atuação arquitetônica
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Numa condição contemporânea em que aparentemente todos os valores que são sólidos se desmancham no ar, como falar de ética em um curso de arquitetura e urbanismo, em se tratando não apenas de ética profissional, mas daquela ... -
Ensino, Pesquisa e Prática: O Caso do Projeto Paisagístico da Avenida Afonso Pena
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Considera-se a universidade comunitária como um centro de formação, fomento e divulgação do saber, em que a missão e finalidade de atuação se traduzem em ações voltadas para os interesses e necessidades da comunidade na ... -
Eixo: Intervenção Curva de Ascendência: Residência Edmundo Cavanelas do Arquiteto Oscar Niemeyer, 1954, Pedro do Rio, (Petrópolis), RJ, BRASIL
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O trabalho a ser apresentado configura um relato sobre a disciplina de Projeto Paisagístico I, da FAU/UFRJ, que sublinha os principais aspectos didáticos dessa atividade docente, inserida no escopo dos procedimentos ...