Eixo: Intervenção Curva de Ascendência: Residência Edmundo Cavanelas do Arquiteto Oscar Niemeyer, 1954, Pedro do Rio, (Petrópolis), RJ, BRASIL
Abstract
O trabalho a ser apresentado configura um relato sobre a disciplina de Projeto Paisagístico I, da FAU/UFRJ, que sublinha os principais aspectos didáticos dessa atividade docente, inserida no escopo dos procedimentos acadêmicos desenvolvidos para o Trabalho Integrado I, do quarto período do curso, onde os alunos demonstram, por meio de uma intervenção abrangente, soluções de construção e paisagismo. A investigação sobre os processos pedagógicos da arquitetura paisagística, suas estruturas teóricas e práticas e suas inter-relações integrativas com as outras disciplinas configuram, portanto, a essência do presente documento. Para tal serão ressaltados os pontos de contato entre as práticas de projeto da arquitetura não construída e da construída, menos em função dos reflexos desta sobre aquela do que por meio de propostas efetivas de projeto do espaço livre. Pelo fato de serem indissociáveis, essas práticas arquitetônicas evidenciam o eixo/atitude proposto pelo Projetar 2009 denominado hibridação, ressaltando a importância da emulsificação de conceitos em busca da ética e da estética arquitetônicas. O que vem sendo praticado na disciplina em questão é, em sua essência, a consolidação de um conceito holístico em relação ao projeto. Busca-se redirecionar a visada do aluno sobre o espaço livre, fazendo-o compreender o não construído como um objeto passível de intervenção no mesmo patamar de importância do espaço determinado por pisos, paredes e coberturas, desmontando o conceito de que projetar paisagem é fazer jardins. Assim sendo, estimula-se uma nova atitude do aluno frente aos desafios da disciplina, onde propostas de intervenção no espaço livre serão determinantes para a completude do projeto no que diz respeito às soluções programáticas, de desenho da paisagem e concernentes à qualificação do ambiente das cidades. O objetivo específico a ser alcançado por meio deste documento é descrever as experiências didáticas, analisar seus resultados e propor novas perspectivas para o ensino do paisagismo.