Projetar 10 Anos: Cartografando Controvérsias no Ensino de Projeto de Arquitetura
View/ Open
Date
2013-11-01Author
Carvalho, Ramon
Rheingantz, Paulo Afonso
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho (re)visita as edições anteriores do PROJETAR e discute um conjunto de artigos apresentados e publicados nos seus anais. Alinha-se com os argumentos de Bruno Latour que resultaram na proposição da Cartografia das Controvérsias: os fatos são construções que envolvem um coletivo de atores humanos e não-humanos que produzem controvérsias capazes de fazer evoluir os estudos em um determinado campo de pesquisa. Entende os textos como atores capazes de arregimentar aliados e discordantes que alimentam o debate e possibilitam a evolução das propostas em torno do ensino de projeto de arquitetura no Brasil. Para cartografar as controvérsias produzidas – mas nem sempre explícitas – inicialmente foram selecionados os artigos de autores que participaram de três ou mais edições do PROJETAR; foi então realizada uma (re)leitura dos trabalhos com vistas a identificar aqueles que têm um mesmo fio condutor: o ensino de projeto e, a seguir, tecer um conjunto de narrativas que permita delinear o caminho percorrido a partir do primeiro evento e contextualizar a discussão atual. Como resultado, busca demonstrar que a Cartografia das Controvérsias reforça a ideia de que no campo da arquitetura e no seu ensino não há lugar para argumentos hegemônicos e verdades absolutas, mas que são resultantes da multiplicidade de posicionamentos que possibilitam avanços.