Show simple item record

dc.contributor.authorCarvalho, Ramon
dc.contributor.authorRheingantz, Paulo Afonso
dc.date.accessioned2021-08-05T02:26:49Z
dc.date.available2021-08-05T02:26:49Z
dc.date.issued2013-11-01
dc.identifier.isbn2237-5007
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/881
dc.descriptionArtigo publicado no VI Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2013 - Salvador/BA.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho (re)visita as edições anteriores do PROJETAR e discute um conjunto de artigos apresentados e publicados nos seus anais. Alinha-se com os argumentos de Bruno Latour que resultaram na proposição da Cartografia das Controvérsias: os fatos são construções que envolvem um coletivo de atores humanos e não-humanos que produzem controvérsias capazes de fazer evoluir os estudos em um determinado campo de pesquisa. Entende os textos como atores capazes de arregimentar aliados e discordantes que alimentam o debate e possibilitam a evolução das propostas em torno do ensino de projeto de arquitetura no Brasil. Para cartografar as controvérsias produzidas – mas nem sempre explícitas – inicialmente foram selecionados os artigos de autores que participaram de três ou mais edições do PROJETAR; foi então realizada uma (re)leitura dos trabalhos com vistas a identificar aqueles que têm um mesmo fio condutor: o ensino de projeto e, a seguir, tecer um conjunto de narrativas que permita delinear o caminho percorrido a partir do primeiro evento e contextualizar a discussão atual. Como resultado, busca demonstrar que a Cartografia das Controvérsias reforça a ideia de que no campo da arquitetura e no seu ensino não há lugar para argumentos hegemônicos e verdades absolutas, mas que são resultantes da multiplicidade de posicionamentos que possibilitam avanços.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/FAU-UFBApt_BR
dc.subjectProjetarpt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectControvérsiaspt_BR
dc.titleProjetar 10 Anos: Cartografando Controvérsias no Ensino de Projeto de Arquiteturapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record