PROJETAR 2013: Recent submissions
Now showing items 81-100 of 113
-
Instituto de Design, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará: Uma Experiência Colaborativa de Projeto Arquitetônico.
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O artigo discute a experiência de projeto colaborativo para a concepção da nova sede das instalações físicas do futuro Instituto de Design, Arquitetura e Urbanismo (IDEAU) da Universidade Federal do Ceará (UFC), atual ... -
Gestão de Projetos: Um Paralelo Entre Arquitetura e Design
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este artigo aborda a gestão de projetos de arquitetura e de design, áreas que se aproximam em relação à metodologia de concepção do produto e de gerenciamento de projetos. Primeiramente, relacionam-se os métodos e as ... -
Fábrica Digital: Um Estudo Propositivo para Movelaria Com Placas de Fibras de Madeira de Média Densidade (MDF)
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O presente artigo apresenta reflexões sobre lean thinking (pensamento enxuto), Open Design e Fabricação Digital em busca de conexões para a organização de um modelo de negócio voltado ao campo moveleiro com uso de tecnologias ... -
Eixo Curricular de Projeto Arquitetônico do CAU-UFC: Passado, Presente e Futuro.
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)A proposta do artigo é analisar, através de uma perspectiva histórica, as práticas de ensino-aprendizagem no âmbito do Eixo Curricular de Projeto Arquitetônico (ECPA) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade ... -
Edifícios Públicos: Caminhos para a Concepção de Projetos Sustentáveis
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Entende-se por edifício público sustentável aquele capaz de proporcionar benefícios relacionados ao conforto, funcionalidade, qualidade de atendimento e melhor aproveitamento dos recursos naturais. Configura-se, desta ... -
Diller, Scofidio e Renfro: Conexões Entre a Produção Artística Contemporânea e o Processo de Projeto
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este artigo tem como objetivo, discutir a relação entre o processo de projeto do escritório Diller, Scofidio e Renfro e sua relação com a produção artística contemporânea do fim da década de 70 e da década de 80, especialmente ... -
Considerações Sobre a Integração de Conteúdos Disciplinares e o Processo de Projeto no Trabalho Final de Graduação
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Reconhecida como um grande avanço no processo de ensino/aprendizagem, a integração de conteúdos disciplinares, adotada desde 1993 pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, constitui o objeto de um estudo que busca ... -
Avaliação do Reconhecimento de Modelos Virtuais de Equipamentos Urbanos para Áreas de Lazer em Realidade Aumentada
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Com o propósito de utilizar Realidade Aumentada (RA) Móvel em um projeto participativo de uma área de lazer, foi desenvolvido o aplicativo equipAR! para iPad. Seu propósito é o de possibilitar a visualização e interação ... -
As Rampas nos Projetos Residenciais Não-construídos de Vilanova Artigas
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Nesta pesquisa de doutorado realizada na FAUUSP e vinculada ao grupo de pesquisa “Arquitetura, Processo de Projeto e Análise Digital” (Mackenzie), foi analisado um conjunto de 39 projetos não-construídos de Vilanova Artigas ... -
Arquitetura Digital e as Sintaxes Das Geometrias Computacionais
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)A partir de experiências entre os âmbitos da linguagem geométrica computacional e a de representação da arquitetura, novas possibilidades de gênese tectônica foram sendo criadas. Na hibridização ocorrida entre as linguagens ... -
A Relação Entre o Layout Interno, o Conforto Ambiental e a Satisfação dos Usuários em Ambientes de Escritórios: Um Estudo de Caso na Sede do Centro Regional Nordeste do Instituto de Pesquisas Espaciais em Natal/rn
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O artigo apresenta os resultados de uma avaliação pós-ocupação (APO) realizada na sede administrativa do Centro Regional Nordeste do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE-CRN), em Natal/RN. Buscou-se identificar a relação ... -
Analise da Integração Entre Disciplinas no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Furb
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Essa pesquisa analisou as disciplinas de Ateliê do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB - Universidade Regional de Blumenau. A analise foi possível, através do resultado de um questionário aplicado a todos os alunos ... -
A Geometria e o Ensino do Projeto Arquitetônico: Uma Investigação Sobre a Produção de Teses e Dissertações
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O presente trabalho apresenta os principais resultados de uma investigação desenvolvida na disciplina Pesquisa na Área de Projeto, Morfologia e Conforto no Ambiente Construído do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação ... -
A Experimentação Física como Mediadora Entre o Pensável e o Possível
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O desenvolvimento de novos componentes e elementos arquitetônicos sempre estiveram condicionados à evolução tecnológica de produção e pelos diversos contextos de inserção do edifício. A importância de reinventar continuamente, ... -
A Analogia como Facilitadora do Processo de Concepção para Alunos Iniciantes de Projeto Arquitetônico
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O estudante de arquitetura, na fase inicial de sua formação, ainda não é capaz de entender plenamente a complexidade do processo de projeto, pois, além de sua limitação de repertório, de habilidades e de conhecimentos ... -
... Sobre a Crítica em Ateliês de Projeto
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Uma reflexão sobre a crítica à produção discente nos ateliês de projeto. Observações sobre a interfase entre a avaliação do dia a dia em ateliê e aquela formal requerida para a progressão na grade curricular. Que elementos ... -
Reabilitação Arquitetônica e Integração Com a Realidade: Uma Experiência Didática no Ateliê Iv da Faufba
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Na Faculdade de Arquitetura da UFBA o ensino de Ateliê IV é o ultimo ano onde os alunos trabalham diretamente com os edifícios, antes do trabalho Final de Graduação. A partir de 2007, iniciamos uma proposta de curso para ... -
Projeto na Era Barroca: Classicismo X Inovação
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O Barroco foi caracterizado por muito tempo, desde os primeiros juízos pejorativos expressos durante os séculos XVIII e XIX, como a antítese do espírito clássico. Não só nas palavras condenatórias dos críticos iluministas ... -
Precedentes e Correlatos: do Caos ao Cais?
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)A noção de precedente, desenvolvida nos ambientes onde grassou o revisionismo da cultura modernista, tornou-se crucial na crítica e na produção da arte e da arquitetura contemporâneas. Ela vem progressivamente ganhando ... -
Pop Up - Ilhas Que Aparecem e Desaparecem: Uma Experiência de Intercambio Internacional Entre Disciplinas de Projeto
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este texto tem como objetivo relatar e refletir criticamente sobre uma experiência pedagógica singular de oferta conjunta de disciplina de projeto realizada entre três universidades de distintas nacionalidades: UPM na ...