Browsing PROJETAR 2013 by Issue Date
Now showing items 1-20 of 113
-
A Cidade, o Espaço e o Lugar - Um Olhar Tipomorfológico
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este texto desenvolve uma reflexão sobre a cidade contemporânea – o sentido do espaço e do lugar nos processos atuais de transformação urbana e os papéis então assumidos na constituição da paisagem. Adota como referência ... -
A Formação Crítica no Ensino de Projeto no Campo do Patrimônio Cultural
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O artigo procura identificar a importância da formação crítica e da cultura arquitetônica no ensino de projeto aplicado ao campo do patrimônio cultural, buscando superar o pseudo cientificismo e a excessiva atenção na ... -
Assistência Técnica em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia: Avanços Institucionais
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O clamor recente nas ruas das cidades brasileiras sinalizam, entre outras tantas questões, a renovação dos movimentos pela reforma urbana. As primeiras iniciativas, surgidas no início dos anos 60, com os arquitetos, foram ... -
Imagine Uma Tarde Chuvosa... Pesquisas Sobre Ambiência, Alteridade e Afeto
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Alguns resultados de trabalhos desenvolvidos no campo das pesquisas de ordem empírica/sensorial em arquitetura apontam para a grande importância de se ‘corporificar’ as cidades, ou seja, analisá-las de acordo com as ... -
Autonomia e Autoavaliação no Atelier de Projeto de Arquitetura
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este artigo discute a questão da avaliação e da autonomia no processo de ensinoaprendizagem projeto de arquitetura. Retoma a discussão proposta por Flavio Carsalade (2001) e por Cláudia Arcipreste, Elvan Silva e Maria Lucia ... -
Avaliação da Qualidade do Projeto de Arquitetura Sob a Ótica da Sustentabilidade Ambiental
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este artigo apresenta os principais resultados de uma pesquisa que analisa e avalia criticamente projetos e obras de arquitetura do ponto de vista de sua sustentabilidade ambiental. O objetivo principal da investigação foi ... -
Criar ou Não Criar, Eis a Questão: Breve Discussão Sobre o Papel da Criatividade no Projeto de Arquitetura
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Habilidade ligada à proposição de soluções inovadoras para algum problema trabalhado, a atividade criadora tem sido incentivada nas mais diversas áreas do conhecimento. Sua crescente valorização tornou a chamada “Economia ... -
Arquitetura para Uso Diário
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O texto relaciona e descreve os componentes de um método de ensino que parece oferecer alguma garantia de que os egressos de uma escola de arquitetura que o adote terão conhecimento suficiente para realizar arquitetura e ... -
Espaço-tipo: de Aα a Dδ
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O campo de estudos abraçado pela morfologia da arquitetura tem por objetivo compreender a forma e o espaço arquitetônico com o intuito de representar e classificar edificações existentes, como também compreender as ... -
Niemeyer e a Natureza
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Entendida a natureza como mundo material que existe independentemente do homem, mas onde este vive e habita, o artigo examina duas modalidades de seu impacto sobre a arquitetura de Oscar Niemeyer: um derivado de sua condição ... -
Ideias Esparsas Sobre Um Tema do Seminário Inovações no Ensino de Projeto ou Atitude Inovadora?
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O texto coloca algumas questões ligadas à criatividade e aos aspectos pedagógicos do projeto em arquitetura e urbanismo, relacionando-os aos conceitos de novo/velho e de complexidade. -
Pop Up - Ilhas Que Aparecem e Desaparecem: Uma Experiência de Intercambio Internacional Entre Disciplinas de Projeto
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este texto tem como objetivo relatar e refletir criticamente sobre uma experiência pedagógica singular de oferta conjunta de disciplina de projeto realizada entre três universidades de distintas nacionalidades: UPM na ... -
Reabilitação Arquitetônica e Integração Com a Realidade: Uma Experiência Didática no Ateliê Iv da Faufba
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Na Faculdade de Arquitetura da UFBA o ensino de Ateliê IV é o ultimo ano onde os alunos trabalham diretamente com os edifícios, antes do trabalho Final de Graduação. A partir de 2007, iniciamos uma proposta de curso para ... -
O Futuro do Passado: Arquitetura Contemporânea e Patrimônio Edificado na América do Sul
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este trabalho retoma a pesquisa iniciada pelo autor em 2003 e que resultou na sua dissertação de mestrado, intitulada “Metamorfose Arquitetônica: intervenções projetuais contemporâneas sobre o patrimônio edificado”, defendida ... -
Precedentes e Correlatos: do Caos ao Cais?
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)A noção de precedente, desenvolvida nos ambientes onde grassou o revisionismo da cultura modernista, tornou-se crucial na crítica e na produção da arte e da arquitetura contemporâneas. Ela vem progressivamente ganhando ... -
Projeto na Era Barroca: Classicismo X Inovação
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O Barroco foi caracterizado por muito tempo, desde os primeiros juízos pejorativos expressos durante os séculos XVIII e XIX, como a antítese do espírito clássico. Não só nas palavras condenatórias dos críticos iluministas ... -
... Sobre a Crítica em Ateliês de Projeto
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Uma reflexão sobre a crítica à produção discente nos ateliês de projeto. Observações sobre a interfase entre a avaliação do dia a dia em ateliê e aquela formal requerida para a progressão na grade curricular. Que elementos ... -
A Experimentação Física como Mediadora Entre o Pensável e o Possível
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O desenvolvimento de novos componentes e elementos arquitetônicos sempre estiveram condicionados à evolução tecnológica de produção e pelos diversos contextos de inserção do edifício. A importância de reinventar continuamente, ... -
A Analogia como Facilitadora do Processo de Concepção para Alunos Iniciantes de Projeto Arquitetônico
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O estudante de arquitetura, na fase inicial de sua formação, ainda não é capaz de entender plenamente a complexidade do processo de projeto, pois, além de sua limitação de repertório, de habilidades e de conhecimentos ... -
O Paradigma do Laboratório: Experiências Pioneiras da Bauhaus
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa laboratorial de arquitetura feita dentro do Mestrado en Diseño de Procesos Innovativos, Universidad Católica de Córdoba. Apresenta-se aqui a experiência pioneira da ...