Pop Up - Ilhas Que Aparecem e Desaparecem: Uma Experiência de Intercambio Internacional Entre Disciplinas de Projeto
View/ Open
Date
2013-11-01Author
Miranda, Juliana
Triviño, Francisco
Nascimento, Denise
Soriano, Federico
Urzaiz, Pedro
Metadata
Show full item recordAbstract
Este texto tem como objetivo relatar e refletir criticamente sobre uma experiência pedagógica singular de oferta conjunta de disciplina de projeto realizada entre três universidades de distintas nacionalidades: UPM na Espanha; UFMG no Brasil e Democritus de Tracia na Grécia. Propõe-se discutir os principais conceitos e a perspectiva metodológica que fundamentaram as disciplinas, ao mesmo tempo em que se descrevem os procedimentos pedagógicos planejados e se faz uma avaliação crítica de seus resultados.Como objetivo geral, pode-se considerar o desenvolvimento da autonomia e empoderamento do estudante no processo de projeto, no sentido mais de libertação dos pressupostos formais da arquitetura e convite a uma formulação crítica de suas próprias ideias, afinidades e interesses. A partir deste objetivo geral, delineiam-se três objetivos pedagógicos específicos: experimentar formas de cooperação e trabalho em equipes com parceiros desconhecidos; refletir diretamente sobre o processo de projeto, investigando processos alternativos; e refletir sobre os desafios que a vida na cidade contemporânea impõe para a indefinição, complexidade e fluidez dos programas arquitetônicos. Especial ênfase é dada à discussão sobre processo de projeto digramáticos e aos procedimentos e estratégias projetivas que busquem alternativas críticas à repetição tipológica e sejam mais adequadas à incorporação da complexidade e múltiplas forças que atuam na conformação dos espaços contemporâneos.