dc.contributor.author | Miranda, Juliana | |
dc.contributor.author | Triviño, Francisco | |
dc.contributor.author | Nascimento, Denise | |
dc.contributor.author | Soriano, Federico | |
dc.contributor.author | Urzaiz, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2021-08-05T00:05:55Z | |
dc.date.available | 2021-08-05T00:05:55Z | |
dc.date.issued | 2013-11-01 | |
dc.identifier.isbn | 2237-5007 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/817 | |
dc.description | Artigo publicado no VI Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2013 - Salvador/BA. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto tem como objetivo relatar e refletir criticamente sobre uma experiência pedagógica singular de oferta conjunta de disciplina de projeto realizada entre três universidades de distintas nacionalidades: UPM na Espanha; UFMG no Brasil e Democritus de Tracia na Grécia. Propõe-se discutir os principais conceitos e a perspectiva metodológica que fundamentaram as disciplinas, ao mesmo tempo em que se descrevem os procedimentos pedagógicos planejados e se faz uma avaliação crítica de seus resultados.Como objetivo geral, pode-se considerar o desenvolvimento da autonomia e empoderamento do estudante no processo de projeto, no sentido mais de libertação dos pressupostos formais da arquitetura e convite a uma formulação crítica de suas próprias ideias, afinidades e interesses. A partir deste objetivo geral, delineiam-se três objetivos pedagógicos específicos: experimentar formas de cooperação e trabalho em equipes com parceiros desconhecidos; refletir diretamente sobre o processo de projeto, investigando processos alternativos; e refletir sobre os desafios que a vida na cidade contemporânea impõe para a indefinição, complexidade e fluidez dos programas arquitetônicos. Especial ênfase é dada à discussão sobre processo de projeto digramáticos e aos procedimentos e estratégias projetivas que busquem alternativas críticas à repetição tipológica e sejam mais adequadas à incorporação da complexidade e múltiplas forças que atuam na conformação dos espaços contemporâneos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PPGAU/FAU-UFBA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Projeto | pt_BR |
dc.subject | Processo de Projeto | pt_BR |
dc.subject | Diagrama | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Trabalho em Equipe à Distância | pt_BR |
dc.title | Pop Up - Ilhas Que Aparecem e Desaparecem: Uma Experiência de Intercambio Internacional Entre Disciplinas de Projeto | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |