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dc.contributor.authorMiranda, Juliana
dc.contributor.authorTriviño, Francisco
dc.contributor.authorNascimento, Denise
dc.contributor.authorSoriano, Federico
dc.contributor.authorUrzaiz, Pedro
dc.date.accessioned2021-08-05T00:05:55Z
dc.date.available2021-08-05T00:05:55Z
dc.date.issued2013-11-01
dc.identifier.isbn2237-5007
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/817
dc.descriptionArtigo publicado no VI Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2013 - Salvador/BA.pt_BR
dc.description.abstractEste texto tem como objetivo relatar e refletir criticamente sobre uma experiência pedagógica singular de oferta conjunta de disciplina de projeto realizada entre três universidades de distintas nacionalidades: UPM na Espanha; UFMG no Brasil e Democritus de Tracia na Grécia. Propõe-se discutir os principais conceitos e a perspectiva metodológica que fundamentaram as disciplinas, ao mesmo tempo em que se descrevem os procedimentos pedagógicos planejados e se faz uma avaliação crítica de seus resultados.Como objetivo geral, pode-se considerar o desenvolvimento da autonomia e empoderamento do estudante no processo de projeto, no sentido mais de libertação dos pressupostos formais da arquitetura e convite a uma formulação crítica de suas próprias ideias, afinidades e interesses. A partir deste objetivo geral, delineiam-se três objetivos pedagógicos específicos: experimentar formas de cooperação e trabalho em equipes com parceiros desconhecidos; refletir diretamente sobre o processo de projeto, investigando processos alternativos; e refletir sobre os desafios que a vida na cidade contemporânea impõe para a indefinição, complexidade e fluidez dos programas arquitetônicos. Especial ênfase é dada à discussão sobre processo de projeto digramáticos e aos procedimentos e estratégias projetivas que busquem alternativas críticas à repetição tipológica e sejam mais adequadas à incorporação da complexidade e múltiplas forças que atuam na conformação dos espaços contemporâneos.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/FAU-UFBApt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectProcesso de Projetopt_BR
dc.subjectDiagramapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho em Equipe à Distânciapt_BR
dc.titlePop Up - Ilhas Que Aparecem e Desaparecem: Uma Experiência de Intercambio Internacional Entre Disciplinas de Projetopt_BR
dc.typeArticlept_BR


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