Sessões de Poster: Recent submissions
Now showing items 81-100 of 114
-
Brinquedoteca em instituição de apoio hospitalar: Brincar para curar.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo surgiu a partir da pesquisa “Ambientes para tratamento oncológico infanto-juvenil: a humanização e a satisfação do usuário em Maceió”. Contou com a participação de graduandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo ... -
Bibliotecas híbridas: O novo paradigma criativo contemplado em edificações destinadas às bibliotecas na contemporaneidade.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente trabalho ratifica uma constatação do novo conceito que o equipamento da biblioteca deve oferecer para acompanhar as transformações do conhecimento, da tecnologia e da interação entre o meio e o usuário. Essas ... -
Aventura taxonômica: Adentre as casas de Eduardo Simões Barbosa e Fernando Carlos Rabelo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A casa constitui-se como fronteira entre dois territórios: o público e o privado e descreveu, ao longo da história, um percurso de contínuas alterações. Este percurso perpassa pelo “plano da casa moderna”, a máquina de ... -
Aventura holística na casa: Residência Audi Alves Bezerra em todos os sentidos
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho propõe a leitura de um projeto-obra residencial pertencente ao acervo técnico de Eduardo Simões Barbosa e Fernando Carlos e Rabelo, sob um viés de aproximação holístico. Assim, o todo se mostra nas partes da ... -
Avaliação de projeto por meio da sintaxe espacial com olhar para as saídas de emergência
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho se insere na temática do seminário PROJETAR abordando a originalidade e inovação em Arquitetura e Urbanismo por meio da pesquisa e adoção de técnicas da Sintaxe Espacial (SE) relacionadas a projetos arquitetônicos. ... -
Autonomia criativa no ensino de projeto: por mais inovação e originalidade na prática profissional
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho apresenta uma reflexão acerca do ensino superior de Arquitetura e Urbanismo, de seus motivos estruturadores e da prática docente na área, a partir das atribuições dos arquitetos e dos urbanistas. Por meio da ... -
A universidade e a questão da habitação social: uma experiência no estado do Rio de Janeiro
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A moradia de interesse social é um tema extremamente relevante nos países latino-americanos, e, particularmente, no Brasil, devido a um processo de urbanização que exclui e segrega uma parcela significativa da população, ... -
Ateliê de ensino de projeto arquitetônico e novas tecnologias: a APO como metodologia para a avaliação da qualidade do espaço
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Partindo da premissa que o ambiente do atelier é fundamental para o ensino e aprendizagem em arquitetura, este artigo pretende apresentar uma abordagem a cerca da sala de aula, da APO (Avaliação Pós-ocupação do Ambiente ... -
As qualidades do desenho urbano como ferramenta ao processo de criação de espaços urbanos habitáveis e transitáveis: Lições das ruas de Lisboa
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O tema deste trabalho aborda a forma como são concebidas as ruas e quais os aspectos valorizados na produção destes espaços, sabendo que o processo regular de criação envolve etapas de análise legislativa, caracterização ... -
A sintaxe espacial como forma de validação de decisões projetuais: aplicação na proposta de reuso para o antigo grupo escolar Augusto Severo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A presente publicação foi elaborada como um recorte de parte dos resultados da dissertação entregue para o Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tem ... -
Articulação entre conceito e exploração formal no projeto arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A expressão funcionalista e tecnológica aportada pela arquitetura moderna se mostrou incapaz de atender às exigências de identidade cultural do habitante e a reação contida no movimento Pós-Moderno igualmente fracassa em ... -
Arquitetura residencial: A quebra do repertório para o desígnio contemporâneo.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo discute procedimentos metodológicos de ensino projetual visando preparar o futuro arquiteto para conceber espaços inovadores de acordo com as necessidades contemporâneas. Faz análises e reflexões sobre os ... -
Arquitetura open source: metodologia de processo colaborativo para disciplinas de projeto
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo relata a experiência de um processo colaborativo de concepção arquitetônica desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2015 em uma disciplina do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG. Foi ... -
Arquitetura em contêineres: Pesquisa de alternativas para o projeto mais sustentável
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A reutilização arquitetônica de contêineres é relativamente recente, mas vem ganhando notoriedade, tanto por sua versatilidade e aspectos estéticos, como devido ao baixo custo e rapidez de construção; fatores convenientes ... -
Arquitetura e interdisciplinaridade: o desafio de não se formar um especialista em generalidades
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Uma das mais controversas questões dentro do panorama do ensino universitário atual continua sendo aquela relativa à escolha do melhor modelo ou metodologia de abordagem para o desenvolvimento dos processos de ensino. Não ... -
Apropriação pelo consumo do patrimônio material e imaterial como prática disciplinar em teoria e história da arquitetura e urbanismo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A proposta deste documento é compartilhar o know-how de uma atividade acadêmica que tem se tornado frequente nas disciplinas teórico-práticas que envolvem o tema do patrimônio cultural. Insistindo em conceitos como herança, ... -
A potencialidade das técnicas de dobraduras no processo de concepção
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo discute a potencialidade das técnicas de dobraduras empregadas como ferramenta de auxílio à concepção projetual por arquitetos, designers, artistas e engenheiros. Faz parte de uma pesquisa que subsidia ... -
A poética de economia na arquitetura: uma lição a ser reaprendida.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O termo poética da economia foi criado pelo Grupo Arquitetura Nova (GAN), dos arquitetos Flávio Império, Rodrigo Lefévre e Sérgio Ferro no Brasil dos anos 1960. O GAN defendeu uma expressão estética baseada no uso de ... -
A participação das crianças na concepção projetual do ambiente escolar: o desenho como expressão de seus anseios e necessidades
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Nas últimas décadas, o ato de projetar para a infância passou a valorizar o estudo e entendimento dos processos de percepção e cognição das crianças e das suas relações com o ambiente ao redor, incluindo as expectativas e ... -
Análise das relações estabelecidas em projetos arquitetônicos contemporâneos a partir da utilização de diagramas
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho tem o objetivo de demonstrar como é possível a utilização de diagramas para análise das relações estabelecidas nos projetos de arquitetura contemporânea. A partir da contextualização da arquitetura contemporânea ...