Sessão 2 - Projeto como Campo de Pesquisa: Recent submissions
Now showing items 1-20 of 33
-
Research as Ethical Practice: Academic Goals Aligned With Community Needs
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Finding a relationship between the necessarily narrow and often arcane topics that are the focus of faculty research efforts, and the more general format of problems given to their design studios can be a challenge for ... -
Requalificação da Praça Dom José Gaspar e Entorno - Análises e Diretrizes
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O foco deste trabalho é o entendimento de que a pesquisa arquitetônica é sempre parte necessária e integrante ao processo de projeto, que pode ser entendido como uma unidade não-causal em que a memória, a história, a técnica ... -
Questões de Escala
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Os tempos modernos colocam, para artistas e arquitetos, a questão da escala como um problema de composição e projeto para o qual não há sistemas prévios de respostas. Pelo menos desde Le Corbusier e seu interesse pelas ... -
Projeto Ecológico: Interfaces Entre Sustentabilidade e Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Atualmente nos encontramos em um momento de transição paradigmática. Este é um momento de revisão e reflexões sobre os limites da ciência, da tecnologia e de modelos de desenvolvimento, aliados a preocupações com o meio ... -
Projeto Arquitetônico, Obra Coletiva: o Caso do Ministério da Educação
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Exame do projeto arquitetônico como obra coletiva e suas implicações para o ensino, tomando por exemplo o caso do Ministério de Educação e Saúde Pública no Rio de Janeiro, particularmente significativo pelo imbroglio ... -
Projetar "Frondoso" – Uma Herança Esquecida?
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo apresenta uma análise dos resultados parciais da dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFRN, que se encontra em fase final de elaboração, e que avalia 45 habitações unifamiliares na Região ... -
Projetar e Ensinar Mais Próximo da Realidade: Uma Abordagem Sob o Ponto de Vista da Ergonomia
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo visa discutir os benefícios que a Ergonomia pode trazer à prática do arquiteto e ao processo de ensino de projeto nas Escolas de Arquitetura. Dessa forma, a Ergonomia será apresentada como uma ferramenta ... -
Pesquisa e Projeto de Espaços Públicos: Rebatimentos e Possibilidades de Inclusão da Diversidade Física no Planejamento Das Cidades
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa que busca estratégias de inserção de Pessoas com Deficiência (PCD): pessoas em cadeira de rodas, idosos, deficientes visuais e auditivos etc) nos espaços e edifícios ... -
Os Espaços como Categoria de Análise dos Projetos Pedagógicos: Qualificando os Metros Quadrados Das Instituições de Ensino Superior
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Examina-se a questão do planejamento dos espaços educativos universitários refletindo sobre a pouca importância atribuída aos seus efeitos no campo curricular. Concepções de educação condizentes com um projeto pedagógico ... -
O Ensino de Projeto de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho aborda o ensino de projeto de arquitetura de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Juiz de Fora. Apresenta-se, inicialmente, o contexto ... -
O Aço e o Alumínio na Arquitetura Paraibana - 1990/2002
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Esta comunicação faz parte de uma pesquisa sobre a arquitetura contemporânea de João Pessoa, que analisa o uso do metal, especialmente aço e alumínio, entre 1990 e 2002, período de significativo crescimento dessa utilização, ... -
Mutações Urbanas. Experiências de um Projeto de Pesquisa, Pesquisa em Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O artigo pretende expor algumas questões indagativas acerca das possibilidades de pesquisa em projetos urbanos ou, por olhar inverso: o projeto urbano como potencial instrumento investigativo para pesquisas acadêmicas. ... -
Índices Culturais Refletidos no Projeto de Arquitetura: Pesquisa e suas Interfaces
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O presente artigo apresenta possibilidades de ferramentas metodológicas para a compreensão e análise de projetos de arquitetura, na busca de uma interface com os estudos culturais. A partir da premissa que o ambiente e o ... -
Humanização Hospitalar e Projeto: A Necessidade de um Conceito ou a Utilização de um Padrão Construtivo?
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Considerando as contribuições do projeto arquitetônico para a humanização de hospitais, este artigo tem como objetivo discutir os alcances e limitações dessa temática no Brasil, levando-se em conta a dificuldade encontrada ... -
Humanização do Edifício Hospitalar: Um tema em aberto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O conteúdo desse artigo se inscreve na sessão temática Projeto Como Campo de Pesquisa, do PROJETAR 2005, sendo parte do projeto de pesquisa do doutorado que estamos desenvolvendo no PROARQ sobre a relação entre os saberes, ... -
El Ministerio de Educación Y Salud (1936-1945): Integración, Interacción Y Síntesis En La Dialéctica Del Proyecto Y Equipo de Trabajo
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)En la historia y crítica de la arquitectura del siglo XX perdura el error de asumir los edificios paradigmáticos del Movimiento Moderno como obras cerradas, idenficadas por su unidad formal y espacial y su consecuente ... -
Do Resíduo à Figura: O Projeto do Espaço Público nas Periferias Cariocas
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Esse estudo propõe uma reflexão sobre o caráter dos espaços públicos presentes nas periferias cariocas e o significado que seu projeto. Na base desta reflexão está a leitura, compartilhada pelo senso comum, da periferia ... -
Diretrizes Projetuais para Edificações Habitacionais de uma Ecovila na Região Semi-árida Nordestina
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)A mudança das práticas construtivas e o aparecimento de alternativas tecnológicas sugerem que as diretrizes projetuais para as edificações residenciais na região semi-árida possam ser adaptadas ao novo cenário sócioeconômico. ... -
Contribuições para o Projeto de Ambientes Destinados para a Educação Infantil
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Verificamos um número crescente de ambientes destinados à Educação Infantil. Todavia grande parte destes estabelecimentos são adaptados ou instalados em edificações já existentes. Visando contribuir para projetos de avaliação ... -
Contribuição dos Métodos de Investigação Qualitativos para a Abordagem Científica do Projeto de Arquitetura – Um Estudo de Caráter Social em Florianópolis/SC
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O presente artigo aborda, através dos métodos do Estudo de Caso e da Pesquisa Participante, a questão comportamental no tocante à concepção e linguagem projetual utilizada por autoconstrutores num loteamento popular situado ...