Mesas Redondas: Recent submissions
Now showing items 21-32 of 32
-
Ensinando a Problematizar o Projeto ou como Lidar com a "CAIXA PRETA" da Concepção Arquitetônica
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)A experiência de ensino que apresentamos aqui fundamenta-se em um série de trabalhos de pesquisa voltados para a análise do processo de concepção em arquitetura distanciando-se assim de uma longa tradição que consiste em ... -
Do Tipo ao Caráter - Uma Análise da Arquitetura Industrial
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O estudo tem como tema arquitetura industrial e busca identificar esquemas formais e significados simbólicos comuns aos edifícios fabris, que, como referenciais, possam auxiliar no desenvolvimento de novos projetos. A ... -
Desenho e Método: Uma Abordagem de Três Experiências de Projeto em Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O ensino de arquitetura, especificamente o de projeto, tem sido nos últimos anos tema de diversas discussões tanto nas escolas quanto em seminários e congressos. Neste trabalho aborda-se um assunto fundamental, mas menos ... -
Contribuições do Espaço Construído para a Superação da Pobreza Urbana
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo apresenta uma abordagem de investigação do espaço construído que associa atributos da forma urbana a indicadores sociais, e é aplicada ao espaço informalmente produzido, visando a avaliação da contribuição deste ... -
Condenados a eterna (In)Disciplina? Reflexões a Respeito do Ato de Projetar como Eixo do Conhecimento Arquitetõnico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente artigo toma como ponto de partida os trabalhos submetidos ao I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura, sobrepostos a uma reflexão de ordem mais geral sobre a autonomia da disciplina ... -
Concepção e Ensino do Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este trabalho trata de questões essenciais ao ensino e prática da arquitetura, através da compreensão do ato projetivo, buscando chegar na essência de sua produção. Desvenda o partido, enquanto pré-configuração conceitual ... -
A Síntese não é Ponto de Chegada, mas de Partida
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)A síntese ente teoria e técnica, entre o saber fazer e o conhecer, é a finalidade do ensino de arquitetura, e para ela concorrem, ou deveriam concorrer, todas as disciplinas. O ensino de projeto seria o colaborador principal ... -
Arquitetura x Linguística: Paradigmas do Ensino do Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente texto objetiva discutir aspectos do ensino do projeto arquitetônico e urbano, partindo da associação entre arquitetura e lingüística. A comparação entre a experiência arquitetônica e a experiência do texto é, ... -
Arquitetura no Escuro: Contribuição para uma Reflexão Metodológica da Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente trabalho foi fruto de uma investigação acerca da percepção espacial das pessoas cegas. Compreendendo que este é um campo ainda em aberto na discussão arquitetônica, buscou-se contribuir para inserir um novo viés ... -
Análise da Identidade Tipológica na Sistematização do Ato de Projetar
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O artigo é uma auto-análise projetual, a qual tem por objetivo o estudo da identidade tipológica como elemento delineador de princípios de ordem na composição arquitetônica. Pesquisa realizada na disciplina ARQ 1101 – ... -
A Construção Social do Conhecimento no Atelier de Projeto de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo relata a pesquisa realizada com uma turma da disciplina Projeto de Arquitetura I do Curso de Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Nossa prática é ... -
A Análise de Projetos para a Formação do Repertório Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo situa-se no campo do ensino-aprendizagem de Projeto Arquitetônico, objeto de reflexão de qualquer arquiteto e estudiosos da área que, ao se depararem com um problema arquitetônico utilizam conhecimentos prévios ...