Artigos em Anais e Eventos: Recent submissions
Now showing items 81-100 of 160
-
Intervenções em sítios históricos na formação do Arquiteto e Urbanista
(2010-08-01)O presente trabalho expõe parte dos resultados da pesquisa científica desenvolvida no âmbito do Departamento de Arquitetura da UFRN cujo objetivo principal foi à análise das metodologias específicas para projetos de ... -
INTEGRIDADE E AUTENTICIDADE: conceitos-chave para a reflexão sobre intervenções contemporâneas em áreas históricas.
(ARQUIMEMÓRIA, 2008-01-01)A partir do princípio estabelecido pela conservaçãourbana de que a preservação e a modernização são os dois lados de uma mesma moeda que devem trabalhar de forma dialética, procuramos neste artigo discutir os conceitos de ... -
Iniciativas culturais e revitalização de centros históricos: o caso recente da Ribeira, Natal/RN.
(2011-12-01)Este artigo apresenta reflexões sobre o processo de revitalização de centros históricos a partir de ações culturais, tomando como exemplo ilustrativo o caso recente do bairro da Ribeira, no centro antigo de Natal/RN. Tem ... -
Habitar a cidade: algumas lições de uma experiência de ensino
(PROARQ/UFRJ, 2005-11-01)Abstract This paper aims at discussing on possibilities of the use of the so called information and communication technologies (ICT) in learning processes of architecture design through the Internet, known as virtual design ... -
Granny's home was not exactly like daddy's home: studying change and continuity in houses of Caico, Sertao region of Brazil
(A. Alfred Taubman College of Architecture and Urban Planning, University of Michigan, 2001-05-01)This research is intended to investigate whether changes identified in the built shells of vernacular houses of Caico, in the Sertao region of Rio Grande do Norte, Brazil, were sided up by changes in their spatial structure. -
Fluvius Grandis Urbis Cartographica: buscando preencher ausências
(CRCH/UFMG, 2009-11-01)A cidade do Natal/RN, às vésperas de completar 410 anos de fundação (1599), apresenta um conjunto construído peculiarmente destituído de vestígios remanescentes do patrimônio arquitetônico colonial, restritos a escassos ... -
Finding ways around the Campus: a study to support a new signage system for a University Campus in Natal, Brazil
(KTH, 2009-06-01)In order to improve wayfinding around the Universidade Federal do Rio Grande do Norte’s main campus (Natal, Brazil), a new signage system for pedestrians is being proposed as part of its new configuration, to be implemented ... -
Fading traces of soico-environmental change in the old town centres of Seridó, Brazil
(UFMG/UFOP, 2007-08-01)This paper presents a morphological study of four hinterland towns in Seridó, part of the vast semi-arid region in north-eastern Brazil generally designated as sertão. It aims to stress the importance of safeguarding the ... -
Fading evidences of an urban trajectory: a Morphlogical study of two Settlements in the Northeastern Hinterland of Brazil
(UFMG/UFOP, 2007-08-01)xxxx -
Estudos de precedentes, referências e metodologia projetuais em Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura no Brasil
(FAU-MACKENZIE, 2009-10-01)Este texto apresenta algumas reflexões sobre a produção acadêmica de projetos de arquitetura nos cursos de graduação de escolas brasileiras consideradas referências no ensino e pesquisa na área de projeto, a partir de dados ... -
Estudos de Avaliação Pós-Ocupação na Pós-Graduação: uma perspectiva para a incorporação de novas vertentes
(FAU-USP, 2004-10-01)Born from the crescent environmental preoccupation that characterizes the last decades, the Post-Occupation Evaluation (POE) is consolidated as an academic practice used in the areas of teaching, research and university ... -
Especificidades e interfaces no ensino de Projeto: a experiência do atelier integrado no Departamento de Arquitetura da UFRN
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)ABSTRACT The present paper aims at reflecting upon the teaching experience in architectural design for urban and rural areas at the Department of Architecture of Rio Grande do Norte’s Federal University. This experience, ... -
Especificidades do projeto de (novas) habitações em ambientes históricos: Sugestões de parâmetros para avaliação e (re)desenho das estruturas arquitetônicas existentes
(PósArq/UFSC, 2006-11-01)This paper discusses design aspects, which are thought crucial to be considered in conversion plans for residential use in old town centres so that new contemporary ways of life and household compositions can be satisfactorily ... -
Espaços livres públicos e privados em Campina Grande/PB
(III ENANPARQ, 2014-01-01) -
É Poda! – Considerações sobre a Insustentável Arborização Urbana na Cidade de Natal/RN
(PPGAU/UFRN, 2012-09-01)RESUMO Este artigo apresenta os resultados de investigação realizada em três bairros de Natal/RN visando identificar o perfil arbóreo urbano – essencial em cidades com alto índice de UV - conforme apresentado pelo estado ... -
Entre a memória e a amnésia: a nova arquitetura e a dimensão tectônica como protagonistas no projeto de intervenção no patrimônio cultural edificado - o papel da formação profissional
(ArquiMemória 5, 2017-11-01)Neste artigo, refletimos sobre o papel do novo e da dimensão tectônica na preservação do patrimônio cultural edilício. Para tanto, abordamos, inicialmente, os conceitos de patrimônio cultural ampliado e de áreas consolidadas ... -
Entre a bicicleta e a nave espacial - os novos paradigmas da Informática e o ensino do Projeto Arquitetônico
(PROARQ/UFRJ, 2005-11-01)Considera-se neste trabalho a possibilidade de que as novas tecnologias advindas da informática (programas de desenho assistido por computador, Internet, simuladores, etc.) têm provocado, ao longo dos anos, modificações ... -
Ensino de arquitetura, o conteúdo tecnológico e a contribuição da abordagem tectônica para o ensino de projeto
(III ENANPARQ, 2014-01-01) -
Ensinar a projetar no construído: uma experiência didática
(PROPAR/UFRGS, 2007-10-01)ABSTRACT: This paper presents a didactic-pedagogical experience regarding the teaching of design for intervention on the built heritage which was developed within the area of the Architecture and Urbanism course, UFRN which ... -
ENSINANDO (NOVAS) REZAS A (VELHOS) VIGÁRIOS: a integração de saberes e fazeres no atelier de projeto do mestrado profissional.
(UFMG, 2011-10-01)Este artigo apresenta reflexões sobre uma experiência pioneira de ensino de projeto no contexto da pós-graduação stricto sensu da área de Arquitetura e Urbanismo no Brasil: o atelier integrado do Mestrado Profissional em ...