Entre a bicicleta e a nave espacial - os novos paradigmas da Informática e o ensino do Projeto Arquitetônico
Abstract
Considera-se neste trabalho a possibilidade de que as novas tecnologias advindas da informática (programas de desenho assistido por computador, Internet, simuladores, etc.) têm provocado, ao longo dos anos, modificações reais no processo projetual. No entanto, estas mudanças parecem ainda não estarem devidamente incorporadas no ensino do projeto no âmbito das escolas de arquitetura no Brasil. Neste contexto, novos paradigmas como, por exemplo, o "projeto colaborativo", a "simulação" e a "arquitetura digital" são considerados essenciais para o ensino de projeto no sentido de que, a partir destes conceitos, novas práticas projetuais se estabelecem e, portanto, em última instância, também deveriam estar presentes na relação ensino-aprendizagem. Este trabalho analisa estes novos paradigmas e suas implicações no ensino do projeto de forma a impulsionar uma discussão mais aprofundada acerca da inserção da informática nos cursos de arquitetura e seus reflexos tanto na formação dos novos alunos da chamada era digital, como na atualização e capacitação dos professores, em especial aqueles formados na era do raciocínio e da linguagem analógicos, no sentido de melhor superar defasagens na comunicação, na colaboração e no entendimento mútuo dos conteúdos, aspectos fundamentais na educação em geral. No entanto, considera-se que a adoção destes novos paradigmas e de suas diversas ferramentas, ainda que facilitadores do processo de concepção, não determinam per si a qualidade do objeto arquitetural concebido.