Intervenções em sítios históricos na formação do Arquiteto e Urbanista
Abstract
O presente trabalho expõe parte dos resultados da pesquisa científica desenvolvida no âmbito do Departamento de Arquitetura da UFRN cujo objetivo principal foi à análise das metodologias específicas para projetos de arquitetura em áreas patrimoniais e como estas têm sido trabalhadas nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Considerando que, segundo decisão normativa do CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), a coordenação de projetos que dizem respeito ao patrimônio histórico cultural é atribuição específica dos arquitetos, desenvolvemos uma reflexão crítica de modo a observar como os cursos de arquitetura e urbanismo têm se dedicado a esta formação específica. Aqui apresentaremos as discussões acerca da seguinte questão de pesquisa: Esta formação está baseada apenas no aspecto material e construído do patrimônio ou leva em conta seus aspectos imateriais? Os trabalhos analisados integram o acervo do PROJEDATA – Banco de Informações, Imagens e Produção de Conhecimentos em Projeto de Arquitetura, desenvolvido na Base Projetar da UFRN. Esta reflexão concentra-se na observação de como o conceito de patrimônio foi trabalhado nestes TFGs, verificando se são trabalhados os aspectos tanto materiais quanto imateriais como os dois lados indissociáveis de uma moeda ou se ainda estamos trabalhando dentro de uma visão arquitetonicamente limitada.