Anais dos Seminários PROJETAR: Recent submissions
Now showing items 261-280 of 1233
-
A MATÉRIA FAZ O ESPAÇO Sobre algumas táticas projetuais e a sensação de espaço
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresenta a investigação de uma das maneiras de propiciar a espaciosidade, a sensação do espaço, na arquitetura e suas representações, como táticas projetuais de explorações por vezes altamente idiossincráticas. ... -
A interpretação de questões da teoria do projeto de arquitetura na produção bibliográfica brasileira moderna: estratégias preliminares de visualização da informação
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho expõe e procura refletir sobre os procedimentos metodológicos e estratégias iniciais utilizadas para a interpretação de aspectos referentes à produção bibliográfica brasileira moderna e seu papel na construção ... -
A interação entre o ensino de projeto de arquitetura e de urbanismo: algumas alternativas pedagógicas
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo discute alguns conflitos existentes entre os campos da arquitetura e do urbanismo, que compõe o campo da “arquitetura e urbanismo”, tomado oficialmente no Brasil como campo de conhecimento no nível do ensino ... -
A inserção da modelagem paramétrica no processo de projeto arquitetônico: especificidades e desafios, considerando a abordagem sistêmica.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Nos últimos anos, os avanços nas tecnologias em projeto auxiliado por computador e fabricação auxiliada por computador vêm trazendo mudanças profundas nos processos de projeto, fabricação e construção. Nesse contexto, ... -
A importância da adoção de uma metodologia projetual para a aprendizagem de projetos arquitetônicos
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho, intitulado “A importância da adoção de uma metodologia projetual para a aprendizagem de projetos arquitetônicos”, tem como objeto de discussão, uma reflexão do ensino de projeto através de uma experiência ... -
A expressão dos elementos de arquitetura na residência contemporânea: o Escritório Nitsche Arquitetos e o retorno da ornamentação
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A arquitetura moderna, referência para muita arquitetura contemporânea, usou como meio de expressão os próprios elementos conformadores da construção. O repertório estava ampliado nesse momento, fazendo parte do grupo de ... -
A experiência da Ambiência como uma diretriz da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Discute a Ambiência como uma diretriz da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no SUS (PNH) que fomenta outras diretrizes da Política, entendendo o espaço como território social, profissional e de relações, ... -
A dialogia na dimensão estética dos projetos de arquitetura em áreas históricas no concurso Ópera Prima
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O abandono, a descaracterização e a degradação das edificações dos centros históricos vem atentando contra a identidade e autenticidade do patrimônio arquitetônico e urbano. A salvaguarda do patrimônio exige dos arquitetos, ... -
A Descaracterização dos Centros Históricos segundo a Percepção do Morador: O Caso da Cidade de Bagé-RS
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Atualmente as cidades brasileiras estão passando por um processo de descaracterização dos centros históricos, onde prédios e espaços públicos são alterados de forma desordenada, desconsiderando a importância de preservar ... -
A criatividade nos meios de representação: um diálogo entre técnicas digitais e convencionais
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho apresenta alternativas de representação gráfica através do uso de técnicas convencionais 1 e/ou computacionais que simulam tridimensionalmente a etapa de anteprojeto de Arquitetura e Urbanismo. A pesquisa foi ... -
A concepção da estrutura como um princípio condutor no processo de criação projetual.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A estrutura é um componente essencial para a arquitetura, e está diretamente vinculada com o material de construção, com a técnica construtiva e com a tecnologia. Esta relação entre arquitetura e estrutura, em alguns ... -
A cidade pública: Promovendo habitação social no centro histórico de São Paulo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O bem estar social e principalmente as políticas sociais no Brasil deveriam garantir habitação e condições de sobrevivência digna à população; no entanto, a seletividade e a precariedade das políticas públicas não têm ... -
A arte de avaliar em arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo relata uma pesquisa desenvolvida em 2014 sobre avaliação em disciplinas projetuais nas escolas de arquitetura brasileiras. No Brasil, muitos cursos de arquitetura foram abertos nos últimos anos, chegando hoje ... -
O último atelier: estratégias didáticas a uma autonomia discente para o projeto
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Ante a alta complexidade envolvida numa conscientização a respeito do que seja um saber projetivo, sua transmissão parece ter sido operada historicamente segundo uma tradição didática vernacular, que ainda vincula-se, ao ... -
Workshop de imersão na paisagem: uma experiência pedagógica em projeto paisagístico
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo apresenta uma experiência pedagógica inovadora desenvolvida pelo Laboratório da Paisagem com os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2014. Essa experiência ... -
Wayfinding e a experiência do usuário nas cidades históricas com atividade turística no sul do Brasil
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A falta de legibilidade nas cidades e orientação do pedestre em cidades históricas prejudica, não somente as atividades turísticas, como o significado representativo das regiões para os viajantes. A problemática da pesquisa ... -
Uso da Sintaxe Espacial na tomada de decisão de rotas acessíveis: estudo de caso nas Faculdades Integradas de Patos-PB
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A Teoria da Sintaxe Espacial procura analisar como a relação dos espaços edificados e espaços livres podem influenciar as práticas sociais, como deslocamentos e permanências. Esta ferramenta tem sido utilizada, além da ... -
Um edifício é uma árvore?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Os edifícios são objetos físicos que criam limites e demarcações no espaço para abrigar o habitar humano. Em geral, esses limites estão associados à criação de barreiras físicas, como paredes, cercas e muros. A hipótese ... -
Uma Unité D´Habitation em Porto Alegre: Inovação no ensino de projeto a partir da tradição corbuseana
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo tem o objetivo de discutir um dos temas que compõe este evento, – a inovação no ensino de projeto, – a partir da proposta de trabalho realizada em um ateliê de projetos de graduação da Ufrgs, tradicionalmente ... -
Tectônica e estereotômica: ensino de projeto através da apropriação de forças opostas
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O ateliê de projeto é um espaço de constante reflexão e movimentação ao redor de temas recorrentes. A escolha de um referencial teórico estimulante para os estudantes e para a equipe docente pode significar ...