Browsing by Subject "Ambiente Escolar"
Now showing items 1-7 of 7
-
O Acesso ao Ambiente Escolar
(NUTAU/USP, 2008-09-01)A análise do atendimento às necessidades das Pessoas com Deficiência possibilitada pelo espaço físico de duas escolas da rede municipal de Natal / RN, originou este trabalho, cujo objetivo geral foi subsidiar a elaboração ... -
A Avaliação Pós-Ocupacional como base para o projeto de intervenção no Núcleo de Educação da Infância (NEI-UFRN)em Natal/RN, Brasil.
(NUTAU/SP, 2010-11-01)Este artigo apresenta uma proposta para intervenção no espaço físico do Núcleo de Educação da Infância (NEI)/ UFRN de modo a adequá-lo ao recebimento do ensino fundamental. Sua base foi o estudo das principais necessidades ... -
Da pesquisa ao ensino: aplicando o conceito de território educativo ao projeto de escola na FAU-UFRJ
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Esse artigo discute a necessidade de se adotar uma abordagem transdisciplinar para lidar com a concepção de ambientes de apropriação cotidiana, coletiva e referencial, tais como os equipamentos de educação, cultura e ... -
Do espaço escolar ao território educativo: o lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a cidade do Rio de Janeiro
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo é o desdobramento de uma pesquisa integrada que entrelaça a abordagem conceitual e a prática metodológica de três grupos de pesquisa vinculados ao PROARQ-FAU/UFRJ – Grupo Ambiente-Educação (GAE), Qualidade do ... -
Grupo Ambiente-Educação: Um locus Interdisciplinar Possível no Projeto dos Ambientes para a Educação Infantil.
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo se propõe a apresentar os objetivos e a abordagem conceitual do Grupo Ambiente-Educação – GAE, Grupo de Pesquisa constituído por profissionais e pesquisadores de áreas e instituições distintas, que tem como ... -
Uma Metodologia de Projeto para Arquitetura Escolar: o Caso do Haiti
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)Este artigo tem como finalidade apresentar o processo de projeto para a concepção de uma nova arquitetura escolar para a nova sede da Instituição Mista Charles Loring Brace, localizada em Porto Príncipe, no Haiti. Esta ... -
A participação das crianças na concepção projetual do ambiente escolar: o desenho como expressão de seus anseios e necessidades
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Nas últimas décadas, o ato de projetar para a infância passou a valorizar o estudo e entendimento dos processos de percepção e cognição das crianças e das suas relações com o ambiente ao redor, incluindo as expectativas e ...