Grupo Ambiente-Educação: Um locus Interdisciplinar Possível no Projeto dos Ambientes para a Educação Infantil.
View/ Open
Date
2005-11-01Author
Azevedo, Giselle
Rheingantz, Paulo Afonso
Bastos, Leopoldo
Vaconcellos, Vera
Aquino, Ligia
Souza, Fabiana
Metadata
Show full item recordAbstract
Este artigo se propõe a apresentar os objetivos e a abordagem conceitual do Grupo Ambiente-Educação – GAE, Grupo de Pesquisa constituído por profissionais e pesquisadores de áreas e instituições distintas, que tem como foco principal a reflexão sobre os ambientes destinados à Educação Infantil. Visa-se a realização de pesquisas inter-institucionais e interdisciplinares buscando-se a troca de saberes e de experiências diferenciadas. O Grupo cria oportunidades para o atendimento dos interesses e expectativas da sociedade, em especial aqueles relacionados com a melhoria da qualidade de vida nos ambientes escolares. A interlocução com outras áreas de conhecimento amplia o foco de discussão sobre o processo de concepção projetual, integrando objetivos ambientais, pedagógicos, econômicos e sociais, dentro da ótica da sustentabilidade. O GAE procura discutir sobre a necessidade de estabelecer um locus interdisciplinar no processo de concepção projetual das Unidades de Educação Infantil, considerando a dimensão cultural e social da temática e, conseqüentemente, a necessidade de dialogar com os distintos segmentos da sociedade. Neste sentido, essa reflexão contribui com a própria prática de ensino de Projeto, reforçando uma perspectiva que reconhece a complexidade da temática e incorpora outros campos disciplinares na resolução dos problemas de projeto de arquitetura. A abordagem do GAE considera a Unidade de Educação Infantil inserida num contexto sócio-histórico-cultural, que inclui a sociedade e toda a sua ampla diversidade cultural, social e física – assim, a edificação deve ser concebida para congregar as diferenças como uma forma de enriquecimento educacional e humano, além de respeito à diversidade.