Mesas Redondas
Browse by
Recent Submissions
-
Utopias da Forma Espacial x Processo Social: Um Estudo de Caso do par Laçador em Pelotas.
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este estudo, ainda em curso, aborda o cotejamento entre os conceitos que orientam o projeto de um conjunto residencial destinado ao arrendamento residencial em Pelotas e o comportamento e satisfação dos moradores em relação ... -
Projeto e Metáfora: Explorando Ferramentas de Análise do Espaço Construído
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Assim como as construções metafóricas da linguagem, o espaço sonhado, transformado e moldado num projeto nasce de um mecanismo de diálogo entre o sensível e o inteligível. Nesse processo, o indivíduo não apenas busca a ... -
Projeto Academia: Memória do Ensino de Arquitetura na Fau-Ufrj
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Esse artigo apresenta o balanço das atividades do Projeto de Pesquisa "Academia” desde seu início em 1998. É um projeto de pesquisa integrado que tem por finalidade constituir a memória do ensino de arquitetura na Faculdade ... -
Por uma Conservação do Espaço da Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo discute teorias e práticas do restauro, tendo como problema central a dissociação entre as teorias arquitetônicas e as de restauração no que se refere ao entendimento da dimensão espacial arquitetônica como ... -
Pesquisar para Projetar: Uma Reflexão acerca da Pesquisa na Área de Projeto de Arquitetura no Brasil
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo discute os avanços e os limites da pesquisa científica na área de projeto de arquitetura, aqui considerada como essencial para uma melhor formação e atuação não só de docentes/pesquisadores como também de ... -
Para Projetar (nossos) Elefantes: Considerações sobre a Conquista de Autonomia Projetual pelo Estudante de Arquitetura e Urbanismo
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Ao aprendizado de uma profissão corresponde, entre outros aspectos, a incorporação de conhecimentos e habilidades relacionadas às atividades a serem dominadas pelo futuro profissional. Na área de projeto arquitetônico, ... -
O que o Parecer nos diz: o Projeto do Arquiteto na Palavra do Juiz Uma reflexão sobre avaliação à luz dos concursos no Québec, Canadá1
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Os concursos de arquitetura oferecem uma ocasião especial para a reflexão sobre a avaliação de projeto. Com efeito, nos concursos e mais especificamente nos concursos públicos, diferentemente das situações de ensino ou da ... -
O Projeto como Argumento: Consequências para o Ensino e para a Pesquisa em Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O presente artigo sugere que a assimilação do processo de concepção ao processo de argumentação permitiria considerar o projeto como argumento na defesa das especificidades tanto da pesquisa quanto da disciplina arquitetura. ... -
Onde está Tudo aquilo que não Desenhamos?
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo visa desenvolver uma reflexão sobre as lacunas existentes entre as múltiplas dimensões do espaço vivenciado pelo homem e o domínio dos aspectos visuais, dimensionais e técnicos em sua representação e concepção. ... -
Habitar a Cidade: Algumas Lições de uma Experiência de Ensino
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Esse artigo visa a refletir sobre possibilidades de uso das chamadas tecnologias de informação e comunicação em processos de ensino de projeto de arquitetura, em particular através da internet, no formato conhecido como ... -
Habitabilidade e Bem Estar1
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Trabalhando o conceito arquitetônico de “habitabilidade”, este estudo visa a expandi-lo para os universos da filosofia, da medicina e da psicanálise de modo a servir ao entendimento da construção do nosso bem-estar nas ... -
Grupo Ambiente-Educação: Um locus Interdisciplinar Possível no Projeto dos Ambientes para a Educação Infantil.
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo se propõe a apresentar os objetivos e a abordagem conceitual do Grupo Ambiente-Educação – GAE, Grupo de Pesquisa constituído por profissionais e pesquisadores de áreas e instituições distintas, que tem como ... -
Ensino de Projeto de Paisagismo e, porque não?, de Urbanismo e Projeto de Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este texto objetiva discutir e apresentar procedimentos e métodos de ensino de atelier que têm sido desenvolvidos na FAUUSP. O enfoque é na experiência adquirida nas disciplinas obrigatórias de paisagismo, que enfocam o ... -
Crítica e Avaliação no Ensino do Projeto Arquitetônico: Subsídios para uma Discussão Necessária
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)A prática usual da avaliação no ensino do projeto arquitetônico apresenta alguns pontos insatisfatórios. Diferentemente das disciplinas discursivas convencionais, uma prova de projeto arquitetônico não suscita a confecção ... -
Clima e Repertório Arquitetônico
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Muitos dos paradigmas adotados até o final do século passado começam a ser questionados em diversos setores das atividades humanas. Entre elas, a produção do ambiente construído. A globalização produziu resultados ... -
Análises Gráficas da Composição Arquitetônica O Caso da Residência-Ateliê de Eduardo Sued
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho traz algumas considerações sobre a arquitetura da Residência-Ateliê de Eduardo Sued, projetada pelo arquiteto Luiz Paulo Conde, localizada no bairro de Jacarepaguá, cidade do Rio de Janeiro. Este projeto, ... -
Ambiência Cotidiana como Formadora dos Lugares para o Lazer e o Turismo
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho tem como objetivos conscientizar acerca da importância da manutenção / preservação de certas ambiências cotidianas como parte de nosso patrimônio cultural; de sua utilização como base turismológica para o ... -
A manutenção da Visibilidade Marítima na Construção em Orlas
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo busca expor metodologia em estudo para orientar a construção nas áreas urbanas em consonância com a manutenção dos referenciais paisagísticos, representados neste caso específico pela linha d’água. Em fase ...