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dc.contributor.authorAzevedo, Giselle
dc.contributor.authorRheingantz, Paulo Afonso
dc.contributor.authorBastos, Leopoldo
dc.contributor.authorVaconcellos, Vera
dc.contributor.authorAquino, Ligia
dc.contributor.authorSouza, Fabiana
dc.date.accessioned2021-08-01T23:00:12Z
dc.date.available2021-08-01T23:00:12Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/305
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo se propõe a apresentar os objetivos e a abordagem conceitual do Grupo Ambiente-Educação – GAE, Grupo de Pesquisa constituído por profissionais e pesquisadores de áreas e instituições distintas, que tem como foco principal a reflexão sobre os ambientes destinados à Educação Infantil. Visa-se a realização de pesquisas inter-institucionais e interdisciplinares buscando-se a troca de saberes e de experiências diferenciadas. O Grupo cria oportunidades para o atendimento dos interesses e expectativas da sociedade, em especial aqueles relacionados com a melhoria da qualidade de vida nos ambientes escolares. A interlocução com outras áreas de conhecimento amplia o foco de discussão sobre o processo de concepção projetual, integrando objetivos ambientais, pedagógicos, econômicos e sociais, dentro da ótica da sustentabilidade. O GAE procura discutir sobre a necessidade de estabelecer um locus interdisciplinar no processo de concepção projetual das Unidades de Educação Infantil, considerando a dimensão cultural e social da temática e, conseqüentemente, a necessidade de dialogar com os distintos segmentos da sociedade. Neste sentido, essa reflexão contribui com a própria prática de ensino de Projeto, reforçando uma perspectiva que reconhece a complexidade da temática e incorpora outros campos disciplinares na resolução dos problemas de projeto de arquitetura. A abordagem do GAE considera a Unidade de Educação Infantil inserida num contexto sócio-histórico-cultural, que inclui a sociedade e toda a sua ampla diversidade cultural, social e física – assim, a edificação deve ser concebida para congregar as diferenças como uma forma de enriquecimento educacional e humano, além de respeito à diversidade.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectAmbiente Escolarpt_BR
dc.subjectAmbientes Educativospt_BR
dc.titleGrupo Ambiente-Educação: Um locus Interdisciplinar Possível no Projeto dos Ambientes para a Educação Infantil.pt_BR
dc.typeArticlept_BR


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