Now showing items 1-6 of 6

    • Calvino e Shakespeare no Atelier de Projeto - Criatividade e Originalidade no Processo de Ensino-aprendizagem da Arquitetura 

      Gouveia, Anna; Bernardi, Núbia; Castro, Thalita (NPGAU/UFMG, 2011-10-01)
      Este artigo relata uma atividade didática de projeto em arquitetura para alunos ingressantes, na qual o ponto de partida se deu pela análise de textos de grande valor literário, um deles uma peça de teatro. Partindo do ...
    • Composição Modular e Analogias no Ensino de Projeto Arquitetônico 

      Gouveia, Anna; Bernardi, Núbia (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      O texto relata um dos exercícios da disciplina “Teoria e Projeto II: Processo Criativo”, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. O objetivo foi apresentar os conceitos fundamentais dos princípios compositivos na ...
    • Desenho e Método: Uma Abordagem de Três Experiências de Projeto em Arquitetura 

      Gouveia, Anna (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O ensino de arquitetura, especificamente o de projeto, tem sido nos últimos anos tema de diversas discussões tanto nas escolas quanto em seminários e congressos. Neste trabalho aborda-se um assunto fundamental, mas menos ...
    • Espaço e Lugar no Ensino do Projeto Arquitetônico 

      Gouveia, Anna; Bernardi, Núbia (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O trabalho descreve uma etapa da disciplina do primeiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, em 2003. Destacam-se, além da questão do espaço público e privado, o programa de necessidades, as condicionantes ...
    • Inclusão Social um mote para projetos no ensino de arquitetura 

      Gouveia, Anna; Bernardi, Núbia (PPGAU/UFRN, 2015-10-01)
      O artigo apresenta uma experiência didática realizada em 2014 para a disciplina de projeto AP112 - Teoria e Projeto II - Processo Criativo, ministrada para alunos do 2º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da ...
    • Sintaxe Visual e Composição Arquitetônica 

      Bernardi, Núbia; Gouveia, Anna (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O trabalho relata um dos exercícios da disciplina de projeto, do primeiro semestre, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp -“Teoria e Projeto I: Introdução”, em 2003. O objetivo do exercício foi apresentar os ...