Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 1501-1506 of 1506
-
A Crítica da Arquitetura na Discussão da Ética e da Estética: Barra da Tijuca, um estudo de caso
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Os critérios que podem determinar a seleção de um tema para uma pesquisa giram em torno da importância do mesmo no contexto em que se insere. A escolha da discussão da Ética e da Estética como paradigmas da Crítica da ... -
A Construção Dialética do Conhecimento como Método de Ensino de Projeto de Arquitetura na FAU-UFRJ
(2003-10-01)O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de Projeto de Arquitetura 5 na FAU-UFRJ, baseada na metodologia de construção dialética do conhecimento, que, ao originar-se da prática social, busca transformá-la como ... -
A Construção de uma Metodologia de Ensino
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O trabalho apresentado é um relato da experiência que vem sendo desenvolvida no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco – em parceria com a Prefeitura de Água Preta, município situado ... -
Acessibilidade nos Espaços Públicos Urbanos como Tema Inovador no Ensino de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Nesse artigo são apresentados e desenvolvidos os objetivos, os resultados e desdobramentos obtidos a partir da introdução de um tema de projeto inovador – a acessibilidade dos espaços públicos urbanos - para alunos do curso ... -
A Busca pela Integração entre Teoria e Prática no Ensino e Projeto de Arquitetura; Uma Experiência
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O trabalho aborda a importância de se integrar a teoria arquitetônica com a prática de projeto no ensino através de experiência realizada na disciplina AU 113 – Teoria e Projeto: fatores do projeto, ministrada no curso ... -
A Avaliação da Aprendizagem na Prática Pedagógica do Projeto de Arquitetura: Algumas Implicações Didáticas e Sociológicas
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Neste trabalho pretendemos abordar a prática pedagógica do projeto de Arquitetura a partir do foco nos seus processos de avaliação da aprendizagem. Buscamos discutir os procedimentos e pressupostos teórico-metodológicos ...