Now showing items 1441-1460 of 1506

    • Desenho e Método: Uma Abordagem de Três Experiências de Projeto em Arquitetura 

      Gouveia, Anna (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O ensino de arquitetura, especificamente o de projeto, tem sido nos últimos anos tema de diversas discussões tanto nas escolas quanto em seminários e congressos. Neste trabalho aborda-se um assunto fundamental, mas menos ...
    • Contribuições do Espaço Construído para a Superação da Pobreza Urbana 

      Cardoso, Ana Cláudia (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Este artigo apresenta uma abordagem de investigação do espaço construído que associa atributos da forma urbana a indicadores sociais, e é aplicada ao espaço informalmente produzido, visando a avaliação da contribuição deste ...
    • Condenados a eterna (In)Disciplina? Reflexões a Respeito do Ato de Projetar como Eixo do Conhecimento Arquitetõnico 

      Lara, Fernando (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O presente artigo toma como ponto de partida os trabalhos submetidos ao I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura, sobrepostos a uma reflexão de ordem mais geral sobre a autonomia da disciplina ...
    • Concepção e Ensino do Projeto 

      Merlin, José (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Este trabalho trata de questões essenciais ao ensino e prática da arquitetura, através da compreensão do ato projetivo, buscando chegar na essência de sua produção. Desvenda o partido, enquanto pré-configuração conceitual ...
    • A Síntese não é Ponto de Chegada, mas de Partida 

      Zein, Ruth (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      A síntese ente teoria e técnica, entre o saber fazer e o conhecer, é a finalidade do ensino de arquitetura, e para ela concorrem, ou deveriam concorrer, todas as disciplinas. O ensino de projeto seria o colaborador principal ...
    • Arquitetura x Linguística: Paradigmas do Ensino do Projeto 

      Marques, Sonia; Loureiro, Claudia (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O presente texto objetiva discutir aspectos do ensino do projeto arquitetônico e urbano, partindo da associação entre arquitetura e lingüística. A comparação entre a experiência arquitetônica e a experiência do texto é, ...
    • Arquitetura no Escuro: Contribuição para uma Reflexão Metodológica da Arquitetura 

      Dias, Juliana; Silva, Maria Angélica (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O presente trabalho foi fruto de uma investigação acerca da percepção espacial das pessoas cegas. Compreendendo que este é um campo ainda em aberto na discussão arquitetônica, buscou-se contribuir para inserir um novo viés ...
    • Análise da Identidade Tipológica na Sistematização do Ato de Projetar 

      Leite, Leandro; Afonso, Sônia; Cechin, Dilson (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O artigo é uma auto-análise projetual, a qual tem por objetivo o estudo da identidade tipológica como elemento delineador de princípios de ordem na composição arquitetônica. Pesquisa realizada na disciplina ARQ 1101 – ...
    • A Construção Social do Conhecimento no Atelier de Projeto de Arquitetura 

      Rheingantz, Paulo Afonso; Rheingantz, Ana; Pinheiro, Ethel (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Este artigo relata a pesquisa realizada com uma turma da disciplina Projeto de Arquitetura I do Curso de Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Nossa prática é ...
    • A Análise de Projetos para a Formação do Repertório Arquitetônico 

      Ortega, Artur (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Este artigo situa-se no campo do ensino-aprendizagem de Projeto Arquitetônico, objeto de reflexão de qualquer arquiteto e estudiosos da área que, ao se depararem com um problema arquitetônico utilizam conhecimentos prévios ...
    • Uma Investigação sobre as Diversas Aproximações entre o Computador e o Processo de Ensino/Aprendizado do Projeto Arquitetônico 

      Duarte, Rovenir (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Este artigo relata uma pesquisa sobre as diversas aproximações entre o computador e o processo de ensino/aprendizado do projeto arquitetônico. A investigação contou com dez universidades, aprofundando-se mais sobre quatro ...
    • Teoria e Projeto Estudo de Caso 

      Trindade, Isabella; Rolim, Ana Luisa; Câmara, Andréa (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      A partir da idéia em que deve haver mais integração entre as várias disciplinas do curso de arquitetura e urbanismo, esse texto aborda a relação entre teoria/história e projeto. Como estudo de caso, apresentamos a experiência ...
    • Sintaxe Visual e Composição Arquitetônica 

      Bernardi, Núbia; Gouveia, Anna (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O trabalho relata um dos exercícios da disciplina de projeto, do primeiro semestre, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp -“Teoria e Projeto I: Introdução”, em 2003. O objetivo do exercício foi apresentar os ...
    • Sinfonia da Arquitetura: A Busca da Poética Acústica na Concepção dos Espaços 

      Maciel, Marcela (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Existe contradição em esperar som da arquitetura? Na verdade, arquitetura e som são indissociáveis, na medida que todo espaço apresenta uma determinada sonoridade, mesmo se a acústica não foi considerada conscientemente ...
    • Referências Metodológicas para um Processo de Ensino de Projeto 

      Carsalade, Flavio (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      A partir do momento em que se entende o processo de ensino-aprendizagem como atuando na fronteira entre o ser e o mundo, ou seja, na interface entre essas duas dimensões que geram conteúdos significativos, cresce em ...
    • Projeto de Arquitetura e Urbanismo IV: Análise e Avaliação de Resultados da Interação com a Realidade Prática de Projeto na Formação do Aluno 

      France, Marlene; Abdalla, José Gustavo; Prado, Ana Cândida; Couri, Alex; Pinheiro, Arthur; Ribeiro, Daniela; Portes, Marcelo; Guedes, Rafael; Valentin, Rafael; Bonin, Ueslei (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O artigo tem por objetivo analisar a importância da realização de projetos de arquitetura e urbanismo atrelados à realidade profissional para o estudante dos cursos de graduação. Focamos o quarto período do curso de ...
    • Projeto Aprender na Obra 

      Neves, Risale (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      APRENDER NA OBRA é uma atividade que surgiu de um convênio entre a UFPE1 e a ADEMI-PE2, em 1999, visando oferecer estágios para alunos do Curso de Arquitetura em empresas construtoras. Foi idealizada para apoiar a disciplina ...
    • Projeto Acadêmico Transitório – Entre a Escola Modernista e a Contemporaneidade 

      Alban, Naia (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Entendendo a dificuldade imposta pela herança padronizada da escola modernista, este trabalho pretende contemporaneizar o ensino do projeto na FAUFBa através da: 1- aproximação conceitual - produção arquitetônica desde o ...
    • Pensamento não Linear no Desenvolvimento do Projeto Arquitetônico 

      Ramirez, Pablo; Afonso, Sônia (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      Este artigo tem como finalidade mostrar formas diferentes de projetar a partir de uma maneira diferente de pensar, unida a procura permanente de soluções inovadoras. Este pensamento é descrito como pensamento não linear e ...
    • O Uso do Meio Computacional na Geração da Forma Arquitetônica 

      Heidrich, Felipe; Pereira, Alice (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)
      O espaço criado pela Arquitetura é estruturado através de planos, e as suas propriedades assim como suas relações espaciais, podem ser definidas como os atributos visuais da forma . Pode-se dizer ainda que é por meio desta ...