Referências Metodológicas para um Processo de Ensino de Projeto
Abstract
A partir do momento em que se entende o processo de ensino-aprendizagem como atuando na fronteira entre o ser e o mundo, ou seja, na interface entre essas duas dimensões que geram conteúdos significativos, cresce em importância o conceito de “relações”, conforme já se viu . Essas relações acontecem em três níveis: no nível pessoal, com suas pulsões e impulsos; no nível social, com seus aspectos comportamentais; no nível cultural, campo do conhecimento coletivo. Assim, considerando esse forte aspecto relacional que se estabelece, parece ser uma estratégia eficaz a criação de uma zona de relações onde o ensino de projeto aconteça. Essa Zona de Relações, no entanto, supera o conceito tradicional de ateliês, pois não se trata de mera oficina ou simulação de escritório, mas de um espaço pedagógico, estruturado conceitualmente para tal, onde se canalizem convenientemente os vetores (desejo, motivação, potencial), trabalhando o saber coletivo e a inserção na realidade para a construção ativa do conhecimento. As Zonas de Relações ensejam também estratégias didáticas específicas quanto ao ensino de projeto que são exploradas no texto.