Show simple item record

dc.contributor.authorCarsalade, Flavio
dc.date.accessioned2021-08-01T15:50:12Z
dc.date.available2021-08-01T15:50:12Z
dc.date.issued2003-10-01
dc.identifier.issn8572731806
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/138
dc.descriptionArtigo publicado nos Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2003 - Natal/RN.pt_BR
dc.description.abstractA partir do momento em que se entende o processo de ensino-aprendizagem como atuando na fronteira entre o ser e o mundo, ou seja, na interface entre essas duas dimensões que geram conteúdos significativos, cresce em importância o conceito de “relações”, conforme já se viu . Essas relações acontecem em três níveis: no nível pessoal, com suas pulsões e impulsos; no nível social, com seus aspectos comportamentais; no nível cultural, campo do conhecimento coletivo. Assim, considerando esse forte aspecto relacional que se estabelece, parece ser uma estratégia eficaz a criação de uma zona de relações onde o ensino de projeto aconteça. Essa Zona de Relações, no entanto, supera o conceito tradicional de ateliês, pois não se trata de mera oficina ou simulação de escritório, mas de um espaço pedagógico, estruturado conceitualmente para tal, onde se canalizem convenientemente os vetores (desejo, motivação, potencial), trabalhando o saber coletivo e a inserção na realidade para a construção ativa do conhecimento. As Zonas de Relações ensejam também estratégias didáticas específicas quanto ao ensino de projeto que são exploradas no texto.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectProjeto Arquitetônicopt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectDidática Arquiteturalpt_BR
dc.titleReferências Metodológicas para um Processo de Ensino de Projetopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record