Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 1061-1080 of 1506
-
La Iniciación En El Proyecto de Arquitectura. Aproximaciones a Una Pedagogía Poética
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Uno de los temas más interesantes y problemáticos de la pedagogía del proyecto es el de la iniciación del aprendiz en la actividad de proyectar: cómo conseguir que comience a proyectar quien todavía no sabe hacerlo. Nuestro ... -
La Enseñanza Del Análisis Del Diseño como Herramienta e Instancia En Los Procesos de Proyectación.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)A Análise do desenho através da crítica do processo na arquitectura convida à inovação. O método de análise e a prática de operações devem responder à função dinâmica própria do território, do campo e da espacialidad. A ... -
Introdução a Arquitetura Investigação, Discussão e Prática Docente na Fau Uniritter
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo trata da experiência de um grupo de professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do UnirRitter em Porto Alegre ao participar da formulação de uma Plano Pedagógico de Curso de caráter propositivo e inovador ... -
Importância dos Modelos Físicos e Digitais no Ensino de Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O artigo apresenta a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas no ensino do projeto de arquitetura em colaboração com a utilização das técnicas tradicionais de projeto. No processo de reflexão ... -
Habitação de Interesse Social – Conceitos e Materialidade: Conhecendo os Desafios para Sua Proposição
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo busca refletir sobre como as escolas de arquitetura e urbanismo estão preparando seus discentes para cumprir com o Artigo 6° da Constituição Federal, que traz ao direito a moradia como um dos direitos sociais. ... -
Forma, Materiais e Projeto: Um Atelier de Experimentação
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)os principios da década dos noventa se produz uma silênciosa ruptura com o historicismo posmoderno. O debate sobre as posibilidades significativas da arquitctura se deslocam para os elementos intrínsecos do objeto ... -
Experimentación Y Forma Moderna. Reflexiones Sobre La Obra de Amancio Williams
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O exercício docente na faculdade de arquitetura e a prática da pesquisa científica impõem-nos, sistematicamente, à exploração dos fundamentos e perspectivas de abordagem do projeto. Entre eles, a restituição do estatuto ... -
Estrategias de Paisaje. Proyecto, Identidad Cultural Y Naturaleza La Práctica Proyectual como Exploración de La Dimensión Cultural Del Territorio. Propuesta para La Asignatura Optativa “manifestaciones Espaciales de La Cultura Y La Naturaleza” En La Carre
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Nos últimos 20 anos, as comunicações, a informática, a telemática, depararam uma serie de cambios no uso do territorio ligadas ao desarrollo transeconómico e transpolítico, mais, paralelamente, há significado o distanciamento ... -
Ensino de Urbanismo, Um Freio à Cidade Privatizada
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Ao ouvirmos “Faculdade de Arquitetura e Urbanismo” temos a certeza de que os profissionais formados são aptos a exercer a atividade de arquiteto e de urbanista com igualdade de competência. Essa certeza inicial é abalada ... -
Ensino de Projeto no Século 21, Um Vínculo Com os Modelos Conservadores?
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Ao falar sobre processo de cognição da Universidade, verifica-se que muitos dos responsáveis por formar arquitetos, incorporaram modelos de transmissão de conhecimentos seculares, presentes na universidade brasileira desde ... -
Enfoques Conceptuales Y Criterios Operativos En Tareas de Investigar – Proyectar En Arquitectura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Estas reflexões impulsionam um intercâmbio de opiniões, um diálogo, entre ambas actividades. Referem ao projecto de arquitectura, não a aspectos delimitados da actividade; tecnológicos - construtivos, urbano – ambientais, ... -
"El Proyectar como Proceso de Creación Artística”
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Desenhos, projetos arquitetônicos e, finalmente, o facto de, todos considerados como uma obra de arte está ligada a um processo criativo e, portanto, uma poética técnica, baseada na experiência. Qualquer criação artística ... -
Educação Visual em Arquitetura
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo apresenta considerações sobre a formação da cultura visual dos estudantes de arquitetura e urbanismo, apresentando textos evocativos e referenciais que discorrem sobre o pensamento subjetivo e a linguagem visual ... -
Drawing Out The Value Of Drawings
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este trabalho propõe uma explicação a respeito das discordâncias entre acadêmicos sobre o valor dos desenhos. Chama a atenção para o fato de que tais discordâncias ocorrem não apenas entre acadêmicos nas disciplinas ... -
Do Gesto Gráfico Modernista (mediado Pela Prancheta) ao Processo de Criação Coletiva, Mediado Pelo Computador
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo discute o processo de projeto na tradição da Escola de Arquitetura da UFMG, em seus 78 anos de existência. Primeiramente, o processo de projeto será contextualizado no período modernista em que a Escola foi ... -
Desenho, Maquete de Estudo e Contexto Simulado: Recursos no Ensino do Processo de Projeto
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Este artigo apresenta uma reflexão sobre uma experiência de ensino de projeto. Descrito o ambiente acadêmico gerador e palco dessa experiência, nomeada Método Mix, revela-se então o seu processo projetual, que utiliza na ... -
Desafios para Implantação de Um Banco de Dados Digital em Projeto de Arquitetura: o PROJEDATA
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Com o objetivo de analisar a natureza da produção acadêmica recente na área de projeto de arquitetura no Brasil, o grupo de pesquisa Projetar – Projeto de Arquitetura e Percepção do Ambiente, vinculado ao Departamento de ... -
Del Tipo a La Idea. Herramientas Teóricas Del Proyecto Arquitectónico Moderno Y Contemporáneo.
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Teoria e projeto. As decisões de projeto se justificam, necessariamente, em um discurso teórico. As ferramentas tradicionais da proyectación: Linguagem; tipo e arquétipo. Os grandes sistemas teóricos manejam três ferramentas ... -
Crítica Radical a La Enseñanza de La Arquitectura (algunas Precisiones Sobre Los Términos “investigación” Y “proyecto” para Un Enfoque Social de La Enseñanza Universitaria)
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Crítica radical ao ensino da Arquitectura (Algumas precisões sobre os termos “Investigação” e “Projecto” para um enfoque social do ensino universitário) -
Crítica Projetual
(FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)Esse trabalho buscará investigar e analisar a relação entre “fazer crítica” e “criar” no processo projetual arquitetônico. Esperamos provocar o debate sobre o ensino de arquitetura que se mantém fragmentado e compartimentado ...